Saúde & Bem-estar

Pliometria no treinamento funcional de cavalos: conceito e recomendação

Publicado

⠀em

A Pliometria é uma atividade física que se constitui por um exercício contendo repetições sucessivas, com rápidas fases entre alongamento e contração muscular (como o produzido por saltos e rebotes).

Muitos movimentos esportivos em humanos envolvem o alongamento rápido dos músculos (fase excêntrica), antes de ocorrer uma contração explosiva (fase concêntrica). Como exemplo, o jogador de voleibol, que antes de realizar o salto visando interceptar a bola do atacante adversário, realiza um semi-agachamento (contração excêntrica do quadríceps), com o intuito de obter uma melhor impulsão (contração concêntrica).

Figura 1 – Cavalo realizando treinamento funcional por meio da Pliometria, no Haras Micaela, Entre Rios, Argentina.
Foto: acervo próprio.

Pesquisas têm demonstrado que a Pliometria promove o treinamento da unidade músculo-tendão-articulação, transformando o tendão em uma estrutura mais forte e resistente, que pode potencializar a força do músculo, bem como melhorar a transmissão de força à articulação. Assim, programas de treinamentos pliométricos são utilizados com grande sucesso, objetivando o desenvolvimento de força e velocidade, ou seja, da potência (potência = força x velocidade).

Desta forma, este treinamento é indicado para modalidades equestres que requerem velocidade, como na prova de Três Tambores, e potência, no caso do Salto. Contudo, para que estas transformações funcionais e estruturais ocorram, a intensidade do exercício pliométrico deve ser alta e com duração de esforço ininterrupto por dez segundos.

Portanto, não se deve confundir o treino de Salto em cavalos, realizado montado, com a pliometria (Figura 1), pois não há a caracterização do ciclo rápido excêntrico-concêntrico sendo feito, além de não possuir repetição de série do exercício. Ainda, cavalos atletas que não possuam uma boa mobilidade articular, devido a uma maior rigidez na unidade músculo-tendínea, não obterão todos os benefícios sobre a potência muscular, devendo estes animais serem submetidos ao treinamento funcional por meio dos exercícios de mobilização dinâmica.

Por Profa. Dra. Kátia de Oliveira
Fundadora e Diretora Executiva do HorseMove

WordPress Ads
WordPress Ads