Você já deve ter ouvido falar sobre o cavalo da raça Mangalarga do Brasil, mas conhece todas as características da raça e o porquê ele é considerado o Cavalo de Sela do Brasil?
Os apaixonados pela marcha são unânimes em afirmar: o cavalo Mangalarga do Brasil é o melhor exemplar para cavalgadas e turismo rural, e a razão dessa fama se dá pelo seu andamento cômodo, macio e progressivo.
Por essa razão, o animal é conhecido como o Cavalo de Sela Brasileiro.
Além da marcha cômoda, o bom temperamento e a docilidade do animal o credenciam para ser usado com segurança pelas crianças ou pessoas iniciando na equitação.
Outra característica marcante na raça é a sua facilidade de adestramento, boa resistência física e baixo custo de manutenção, visto que pode ser criado em regime de pasto.
Com todas essas características, o cavalo Mangalarga do Brasil é perfeito para quem busca um animal para o esporte e o lazer.
O cavalo Mangalarga do Brasil pode chegar em média a 450 kg e possui estatura média de 1.55 metros, tamanho perfeito para qualquer pessoa que deseja montar.
O animal ainda pode ser utilizado na lida diária, no trabalho com os animais. Se adapta a várias circunstâncias, mantendo-se firme em terrenos acidentados de pasto natural.
Já a sua pelagem, é predominante a coloração castanha avermelhada ou alazã, mas existem exemplares que possuem manchas em sua pelagem.
Para saber mais sobre o cavalo Mangalarga do Brasil entre em contato com a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM).
Por: Camila Pedroso
Fotos: João Gabriel
Mais notícias sobre o cavalo Mangalarga no portal Cavalus