Bahia abre seu calendário de Exposições da raça Mangalarga do Brasil

Entre os dias 24 e 27 de março, durante a 4ª Expo Paraguaçu e Feira da Agricultura Familiar será realizada a Exposição de Cavalos Mangalarga do Brasil, a primeira do ano no estado

A 4ª Expo Paraguaçu e Feira da Agricultura Familiar, que será realizada entre os dias 24 e 27 de março, receberá a primeira Exposição de Cavalos Mangalarga do Estado da Bahia de 2022.

Primeiramente, realizada na cidade de Itaberaba, no Portal da Chapada, a exposição é realizada pelo Haras Map e Criação RPB.

Segundo Roberto Pinto Barbosa, da Criação RPB, ambos decidiram abraçar a ideia para promover a retomada do convívio entre os amigos mangalarguistas e suas criações.

“Abriremos o calendário de exposições aqui no estado e já estamos com 60 animais inscritos dos mais variados criatório da nossa imensa Bahia”, comemora Roberto Barbosa.

De acordo com Maurício Pimentel, do Haras Map, o evento contará com a presença de criadores renomados do estado como Maurício Pimentel, Marcelo Cintra Zarife, Kalú (Tourinho de Abreu), Reinaldo Neto, Jivago Queiroz, Rafael Ladeia, Roberto Fachinetti.

Além de novos criadores como: Roberto Barbosa, Thiago Farias, Emerson (Haras Murici), Daniel Pessoa, Gustavo Gerbasi e Luciano.

Provas

De antemão, a Exposição reunirá provas de Julgamento, Provas Sociais, Copas de Marcha e Campeonato de função, todas julgadas pelo juiz José Rodolfo Brandi.

“Nossa expectativa é a melhor possível, visto que, com toda a problemática da pandemia, faz muito tempo que não confraternizamos, não encontramos com os amigos de forma maciça e não brindamos nosso maravilhoso cavalo”, enfatiza Roberto Barbosa.

Segundo Barbosa, os criadores do estado, mesmo com toda dificuldade que a pandemia proporcionou aderiram à ideia imediatamente e “estão tornando realidade esse sonho que Map e eu sonhamos”, afirma Roberto Barbosa.

Sobretudo, a Exposição, afirma Barbosa, é a chance de os criatórios mostrarem para todos a evolução da criação no Estado, fazer comparativos entre indivíduos, aprender técnicas e novas formas de melhorar a criação e até mesmo fazer negócios.

Ainda de acordo com o criador, o estado da Bahia possui um grande volume de animais, sendo um dos maiores do país.

“Nossos animais são bem especiais, despertando o interesse de todos os grandes criadores do Sudeste do país, onde detém as primeiras colocações em números de criadores e quantidade de animais”, finaliza Roberto Barbosa.

Mais informações pelo telefone: 71 9611-1487

Por: Camila Pedroso

Fotos: Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus