Varginha (MG), novamente é palco da Exposição Brasileira do Criador, evento oficial raça Mangalarga Marchador, que é realizado até o próximo dia 28.
Com participação de 410 animais, exclusivamente Mangalarga Marchador, de Marcha Picada e Batida, andamentos característicos da raça, o evento reúne toda infraestrutura necessária para atender com conforto e bem-estar criadores, animais e fãs da boa marcha que passarem pelo Parque de Exposições de Varginha.
Além de assistir aos campeonatos de Marcha e Morfologia, os visitantes também têm a oportunidade de aproveitar de um espaço de lazer completo, incluindo boa gastronomia e shows musicais no período noturno.
A raça em Minas Gerais
A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), fundada em 1949, possui, hoje, 21 mil criadores associados. Deste total, 11.174 sócios estão situados em Minas Gerais. O estado também possui o maior número de animais registrados, são 287.249 exemplares. No plantel nacional constam 708 mil animais.
A importância do Sul de Minas Gerais para o Mangalarga Marchador não está apenas em sua origem. Destaque em toda a trajetória da raça, atualmente, a região abriga 43.851 animais e 954 criadores credenciados.
Cabe ressaltar ainda que, desde 2014, o Mangalarga Marchador é reconhecido pela Lei Federal nº 12.975 como a Raça Nacional. Cômodo, multifuncional e dócil, é utilizado na lida diária das fazendas, em cavalgadas, Exposições, Copas de Marcha e Provas Esportivas.
Por: Assessoria de Imprensa ABCCMM
Fotos: Divulgação/ABCCMM
Mais notícias no portal Cavalus