A professora Denise Pereira Leme, médica veterinária do Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural do Centro de Ciências Agrárias (CCA); o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Fernando Jahn Bessa, oficial da PMSC e instrutor de equitação; além dos profissionais da Associação Brasileira de Reabilitação Equestre (ABRE), Syllas Jadach, oficial da PMSP e instrutor de equitação; e Giulia Policastro, terapeuta ocupacional e especialista em intervenções assistidas com equinos, lançaram um Manual de Boas Práticas de Bem-Estar do Cavalo.
O manual traz um conteúdo inédito com o objetivo central de divulgar conceitos de práticas e respeito ao bem-estar do cavalo nas Terapias e Atividades Assistidas com Equinos (TAAEs).
Segundo Syllas Jadach, um dos autores da obra, a proposta da obra é esclarecer que como qualquer outra atividade que utiliza o cavalo, as TAAE podem sim colocar o bem-estar dos equinos em risco.
“Diferente do esporte, em que encontramos o Código de Conduta da FEI, regulamentos, provas com comissários, teste antidoping e outros controles, nas TAAE se fala muito sobre os benefícios dessas intervenções para o ser humano, mas pouco sobre o cavalo: treinamento, equipamentos etc.”, firma Jadach.
Manual do bem-estar do cavalo traz ainda exercícios
Ainda segundo o autor, o manual foi redigido de uma maneira que fosse um material simples, bem ilustrado, com uma linguagem simplista e ao mesmo tempo cientificamente embasada, com a ideia de atingir todos os públicos, desde terapeutas, cavaleiros, pessoas do cavalo, proprietários e coordenadores ou diretores, de provas.
“O leitor encontrará ao final dos capítulos lições de casa, que são roteiros simples e aplicáveis no contexto das TAAE, pensando sempre no bem-estar do cavalo. Os capítulos abordam: métodos de treinamento, embocaduras, selas, instalações e muito mais”, afirma.
A obra possui ainda um QR Code que direciona o leitor a outros materiais de leitura, além de novidades da área.
A obra Manual de Boas Práticas de Bem-Estar do Cavalo pode ser encontrado no site: https://www.abreoficial.org/boaspraticas.
Por: Camila Pedroso
Fotos: Divulgação
Mais notícias no portal Cavalus