Claudio Durante Junior, ou simplesmente Zé Durante é cavaleiro e instrutor de Salto. Nascido em São Paulo, hoje mora em São Roque, interior de estado, onde realiza a sua maior paixão: seu trabalho com os cavalos.
“O cavalo é praticamente tudo na minha vida, com exceção da família e filhos. Amo muito viver perto dos cavalos, e trabalhar com eles é um privilégio em que posso aprender mais todos os dias. E o melhor, é através deles que ganho a minha vida! Nós cuidamos da vida dos cavalos e eles cuidam do nosso coração”, enfatiza animado.
Cavaleiro profissional e instrutor de Salto, Zé Durante iniciou suas atividades com os cavalos em 1987, com o Hipismo Rural. “Comecei no Hipismo Rural, fiz Três Tambores, Concurso Completo de Equitação (CCE) e hoje atuo no Salto Clássico, minha maior paixão”, comenta Durante.
Suas principais conquistas no esporte foram no CCE, modalidade em que foi três vezes Campeão Brasileiro, três vezes Campeão Paulista e conquistou duas provas internacionais 3 estrelas. “No CCE conquistei ainda uma importante classificação para a Olimpíadas de Sidney em 2000 e uma classificação para o Mundial de Jerez de La Fronteira, na Espanha, em 2002”.
Dentre seus animais de montaria, Zé Durante destaca Krug Pullman, que está entrando nos Grande Prêmios a 1,45m. “Ele é um animal fantástico. Juntos, fomos campeões Paulista por equipe na categoria Sênior em 1,40/1,45 m este ano, e estamos trabalhando para estreia-lo ainda em 2022 no 1,50”, comenta.
Em 1998, Claudio resolveu dar uma reviravolta em sua vida profissional e decidiu seguir seu coração e trabalhar apenas com os cavalos. “Deixei de trabalhar com o comércio e passei a ensinar. Sempre gostei muito de aprender e ensinar tudo o que eu sei”, comenta.
Durante já ministrou aulas para importantes nomes na modalidade de Salto como: Fernando Perracini, Renan Guerreiro, Matheus Sant’anna, Thiago Sant’anna, José Ricardo Sant’anna, entre outros. “Hoje treino a amazona Paula Rodrigues de Sá”.
Mas não são só os cavalos que enriquecem a vida de Zé Durante. Seus dois filhos Pedro (11) e Thiago (7), são a alegria deste paizão. Pedro, já participou de algumas provas e fala que quando crescer quer ser veterinário. Já o mais novo, quer seguir os passos do pai. “Ele fala que quer ser cavaleiro como eu. Fico muito feliz com isso! O que mais gosto é que ambos amam os animais e quero que sejam pessoas do bem, mas se escolherem montar vai ser bem legal. Acho o meio do cavalo um dos melhores pra formar caráter, aprender a ser humilde e ser determinado”, afirma animado.
Zé Durante é filho de Claudio e Nair Durante, grandes nomes da raça Árabe. Todo o envolvimento da família com os cavalo se deu através de Claudio. “Meu pai não era de uma família tradicional no cavalo, mas era um apaixonado e eu vivia com ele para todos os lados. Aprendi com ele a amar e cuidar dos animais”, pontua.
Durante relembra que a criação de seu pai serviu de estopim para este grande amor dele com os cavalos. A criação em si durou pouco, mas nunca mais largamos os cavalos. Devo ele essa vida que eu levo com os cavalos, pois foi ele quem me ensinou a amá-los”.
Entre todos os ensinamentos que aprendeu com seu pai, Zé gosta de enfatizar um: “Acho importante, além de ser cavaleiro, ser do cavalo, entender como o cavalo vive, suas necessidades e o que é melhor para ele”, finaliza.
Por: Camila Pedroso
Fotos: Arquivo pessoal
Mais notícias no portal Cavalus