O dia de hoje é mais que especial! Além de comemorarmos o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, comemoramos o Dia das Crianças! E para brindar essa data, que tal uma história de uma criança que já se destaca no cenário equestre competindo nos Três Tambores?
João Gabriel Tanzi Terrassan, filho de Juliano Terressan e Karine Tanzi, com apenas 13 anos, já coleciona títulos importantes nos Três Tambores como o de Campeão da Copa dos Campeões 2019, Campeão do Congresso Brasileiro do Cavalo Quarto de Milha na categoria Jovem A Castrado 2022 e Campeão do 45º Campeonato Nacional do Cavalo Quarto de Milha.
João Gabriel começou no esporte por influência de um amigo da escola, que sabia que ele gostava de cavalos e o levou para praticar Três Tambores. Nascia ali uma paixão que ele quer levar para a sua vida inteira. “O cavalo entrou na minha vida pela minha mãe e pelo meu pai, que sempre foram muito apaixonados pelos cavalos e passaram pra mim esse sentimento”, comenta.
Seus pais tinha cavalos em uma propriedade, onde a família sempre frequentava aos finais de semana para passear. E não foi só João Gabriel que foi “mordido pelo mosquitinho do cavalo”. Seu irmãozinho Luis Filipe Tanzi Terrassan também pratica o esporte e assim como João, já possui conquistas surpreendentes.
O atleta mirim faz conjunto com Filomena Poco Stud, Guadalupe Royal HR e JBD Valentine Apollo, é treinado por Zico Pereira, e já possui títulos expressivos em sua curta carreira no esporte. “Minhas principais conquistas foram a Copa dos Campeões 2019, em que fui campeão da categoria Júnior Principiante; fiquei em Segundo Lugar na Jovem A da Nacional 2022 e na categoria Jovem B, no Congresso 2022 que eu fui Campeão da Jovem A Castrado”, relembra.
Seus menores tempos são um 16s856 e um 16s531 penalizado. “Esses dois tempos eu fiz durante o Campeonato Nacional 2022. O 16s856 foi com a minha égua Guadalupe Royal HR e o 16s531 foi com a Filomena Poco Stud, minha Potro do Futuro 2022, égua que também foi campeã lá nos Estados Unidos”, comenta.
E é claro, como todo criança, João Gabriel tem seus ídolos. “O Sidney Júnior e meu treinador Zico Pereira são meus ídolos nos Três Tambores, mas me inspiro muito no Ayrton Senna também!”.
E já pensando no futuro, o jovem atleta só pensa em continuar no esporte e seguir sua carreira de campeão. “Quero continuar competindo. Amo cavalos e quero continuar nas pistas, buscando sempre baixar ainda mais meus tempos e ser uma atleta de destaque!”.
Que a história de João Gabriel inspire outras crianças a persistirem em seus sonhos, sem deixar de lado a magia, a pureza e a inocência dos pequenos. Feliz Dia das Crianças!
Por Camila Pedroso . Redação Cavalus
Fotos: Arquivo pessoal
Leia mais notícias sobre crianças aqui.