O 13º Congresso Brasileiro, 13º Derby e 6ª Copa dos Campeões de Vaquejada promovidos pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ABQM), realizados de 15 a 19 de março, no Parque Rufina Borba, em Bezerros (PE), abriram com chave de ouro a temporada 2023 de provas oficializadas pela associação.
As competições registraram um aumento de 26% no número de inscrições, em relação à edição passada, comando 906 senhas, 308 competidores e 690 animais, com uma premiação total no valor de R$ 500 mil reais.
“Em nome de toda a diretoria da ABQM, quero agradecer de coração a confiança de cada um de vocês que prestigiaram esse grande evento. A Vaquejada é muito maior do que a cultura e tradição popular. O esporte cresceu e se profissionalizou, gera emprego e renda e tem uma importante contribuição social para inúmeras famílias nordestinas que vivem das competições”, conclui Pauluca Moura, presidente da Associação Brasileira da Vaquejada e vice-presidente da ABQM.
Bem-estar animal, mote da Vaquejada
As provas oficiais e oficializadas ABQM, possuem uma série de regras e procedimentos adotados que visam a garantia dos bem-estar dos animais. Além da chancela da Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), as competições precisam cumprir vários protocolos, sendo o principal deles o uso do protetor de cauda que impede o animal de sofrer lesões durante as competições.
Além do protetor, outras práticas também são obrigatórias como o uso de um “colchão de areia”, inspeção de equipamentos e avaliação física de todos os animais (tanto bovinos quanto equinos), antes e depois das provas.
Valei boi no Derby de Vaquejada
Seguindo as emoções na pista do Parque Rufina Borba, nas competições do 13º Derby reuniram mais de 250 senhas (inscrições), um crescimento de 16%, em relação à edição passada. O alto nível das disputas confirmou a qualidade dos novos animais que estão chegando, além de revelar grandes talentos.
“O Derby de Vaquejada é uma vitrine para os novos animais da modalidade. A disputa serve também pra consolidar a campanha daqueles que correram no Potro do Futuro. Foi realmente uma prova de alto nível, com excelentes animais que chegam, além de uma nova geração de grandes talentos da Vaquejada”, ressaltou Henrique Campana, gerente de Esportes da ABQM.
Já na 6ª Copa dos Campeões de Vaquejada da ABQM, além do grande número de inscritos, nunca visto na história da competição, a prova distribuiu uma premiação total de R$ 75 mil.
“Essa foi a maior Copa dos Campeões de Vaquejada de todas as seis edições das provas oficiais da ABQM. Foram mais de 140 senhas batidas, o que representa um crescimento de 84%, em relação a 2022. A cada ano, os vaqueiros têm melhorado a sua performance e desempenho e demonstrado maior qualidade técnica com disputas de alto nível”, destaca Campana.
A lista completa com todos os campeões das três competições pode ser acessada no site da ABQM.
Por Assessoria de Imprensa / ABQM
Fotos: Divulgação / ABQM
Leia mais sobre Vaquejada aqui.