Produto consumido nos lares de milhões de brasileiros, a telenovela é, sem dúvidas, o espelho mágico do país. Ao longo de sete décadas, o gênero se consolidou, principalmente, por conta de suas histórias capazes de emocionar uma cativa audiência. E quando falamos de novelas, não podemos deixar de falar das aberturas – ítem essencial e presente em todas elas.
Segundo o ex-diretor da TV Globo, Daniel Filho, as aberturas são tão aguardadas quanto as próprias novelas. “É como o papel que embrulha um presente. O papel esconde o mistério”, escreveu ele em seu livro ‘O circo eletrônico’ (Editora J-Z-E, 2000).
E como não podia deixar de ser, não faltaram as figuras dos cavalos em inúmeras produções, sejam em histórias de temática rural ou até mesmo urbanas.
O Portal Cavalus separou algumas dessas aberturas que fascinaram o público com a participação estrelar de cavalos. Confira!
Marina (1980)
A história de Marina (Denise Dumont), jovem criada em uma ilha e apaixonada por animais. A abertura contava com fotos de cavalos, um dos animais preferidos da protagonista, representando também o seu espírito de liberdade.
Paraíso (1982)
O romance do filho do diabo e da santinha na pequena cidade de Paraíso, começava ao som dos acordes de “Promessas Demais” de Ney Matogrosso. Ao longo da abertura, a figura de uma bela mulher montada em um cavalo – um dos destaques dessa história rural.
Roda de Fogo (1986)
A história de Renato Villar (Tarcísio Meira), um empresário inescrupuloso, ganhava força com os acordes iniciais de “Pra começar” de Marina. Nesta abertura, as letras da palavra “fogo” são incandescentes e no (G), um cavalo petrificado se transforma em um imponente animal de verdade – representando a coragem do protagonista.
Ana Raio e Zé Trovão (1991)
Nesta produção da antiga Rede Manchete, a abertura colorida e alegre sugeria o romance do casal protagonista pelo encontro de seus cavalos.
Irmãos Coragem (1995)
Neste remake da famosa novela de Janete Clair, três cavalos brancos e um cavalo preto cavalgam em um fundo dourado representando a força e a coragem dos protagonistas.
O Rei do Gado (1996)
Um dos maiores sucessos da teledramaturgia nacional. Atualmente em reprise na TV aberta, a produção contou com o protagonista interpretado por Antônio Fagundes rodopiando sobre o seu cavalo.
Estrela de Fogo (1998)
Uma produção country com temática totalmente voltada para o cavalo. Rodeios, shows de música sertaneja, churrascos e leilões de cavalos marcaram a história exibida pela TV Record. O título, inclusive, leva o mesmo nome do cavalo que pertence ao protagonista.
Paraíso (2009)
Na segunda versão desta novela, o romance do filho do diabo e a santinha eram representados por dois belos e imponentes cavalos que corriam em direção ao outro.
Por Wesley Vieira/Portal Cavalus
Foto: Reprodução/Youtube
Leia mais notícias aqui.