Cavalos incríveis, fascinantes e suas curiosidades

O Portal Cavalus listou sete curiosidades capazes de deixar os cavalos ainda mais interessantes e especiais

Assim como os cachorros, os cavalos também podem ser considerados amigos dos homens, afinal há milhares de anos eles se tornaram uma extensão dos humanos em praticamente todas as esferas da sociedade. Seja no campo, na cidade, no trabalho ou no lazer, estes animais, dentro de suas grandiosidades, exercem um fascínio que os torna especiais, principalmente quando descobrimos as suas particularidades.

Confira as sete curiosidades que o Portal Cavalus buscou sobre estes incríveis animais.

1. A indústria do cavalo

Aqui no Portal Cavalus, vocês já viram que a indústria do cavalo movimenta milhões, gerando renda e empregos para milhares de pessoas. Versáteis, estes animais são utilizados em competições, cruzamentos, esportes, recreação e trabalho. Sem dúvidas, um mercado de grande valor para a economia.

2. O riso de um cavalo

Muitos já devem ter visto fotos de um cavalo enrolando o lábio superior e mostrando os dentes, como se estivesse sorrindo. Essa técnica na verdade é o que chamam de reflexo flehmen, sendo mais comum em cavalos do que em éguas. É utilizada para que ele consiga sentir os cheiros flutuando no ar a partir de glândulas olfatórias especiais localizadas no final da passagem nasal. O dobramento do lábio e uma leve virada de cabeça ajudam o animal a direcionar esses cheiros para as tais glândulas.

3. Cavalos de polícia

A primeira unidade da polícia a utilizar os cavalos como aliados foi em Londres, no ano de 1805. O sucesso e a respeitabilidade que o porte trouxe às corporações, fez com que a ideia se espalhasse pelo mundo afora. Embora em escala reduzida, alguns lugares ainda utilizam a cavalaria, principalmente em eventos com grandes multidões.

4. Olhos

Os olhos com 5 centímetros de diâmetro tornam a visão do cavalo especial. Se comparados aos do humano, eles são nove vezes maiores. Certamente por isso, eles se assustam com mais facilidade. Possuidores de três pálpebras – duas normais e uma terceira que recebe o nome de membrana nictitante – localizada na parte interna do olho, esses animais não possuem foco na visão como ocorre nos homens. As partes mais baixas da retina veem objetos à distância e as partes mais altas servem para uma visão mais próxima. Isso significa que se você quer saber para onde um cavalo está olhando, você deve prestar atenção na direção de sua cabeça. 

5. Ferraduras

As ferraduras não apenas protegem os cascos como também servem de sapato, impedindo que o animal escorregue, além de dar uma absorção de choque extra. Vale destacar que as partes duras do casco são de queratina, a mesma proteína encontrada nas unhas e cabelos humanos. Sendo mais claro, as ferraduras podem ser equiparados aos tênis de corridas equinos.

6. Memória

Os cavalos são inteligentes e possuem uma memória excelente, segundo um estudo feito em 2010. Eles não somente entendem o que os humanos falam, como também são capazes de guardar essa informação e as técnicas ensinadas. Portanto, se você tratar um cavalo com carinho, receberá afeto como resposta.

7. Equídeos híbridos

Quando um cavalo cruza com outro equídeo – zebra ou burro, por exemplo, surge o que chamam de equídeo híbrido. A mula, que muitos conhecem, é originada do acasalamento de um burro com uma égua. Já um cavalo macho e uma burro fêmea dão origem ao bardoto. O cruzamento com zebras pode ser chamado de ‘zarvalos’ ou ‘cavebras’, conhecidas também como zebras douradas.

Por Wesley Vieira/Portal Cavalus
Com informações do Canal do Pet
Foto: Banco de imagens/Freepik
Leia mais notícias aqui