Projeto EQUO ABQM beneficiará crianças do Centro de equoterapia de Macaé (RJ)

Desde 2013, o Projeto EQUO ABQM já apoia 36 centros de equoterapia em todo o país filiados à ANDE-Brasil

Mais uma parceria com o Projeto EQUO ABQM foi anunciada recentemente durante visita ao Centro de Equoterapia do Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, em Macaé (RJ). Na ocasião, estiveram presentes o vice-presidente da Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM), Diogo Mota, junto com o superintendente-geral, Manuel Rossitto, e a analista de projetos sociais da entidade, Aline Passos que acompanharam de perto as atividades de terapia assistida com cavalo desenvolvidas no centro que atende mais de 150 crianças e tem outras 150 na fila de espera. 

O superintendente-geral da Associação Quartista parabenizou a Prefeitura pelo trabalho. “A Equoterapia é fundamental para os pacientes especiais e as suas famílias e quando o poder público está junto, como acontece aqui em Macaé, o resultado é mais rápido e melhor”, destacou Rossitto.

Projeto EQUO ABQM: 10 anos

O Projeto EQUO ABQM já existe desde 2013 e foi reestruturado em 2020. A iniciativa oferta bolsas sociais para tratamento terapêutico de pessoas com deficiência usando o cavalo. Hoje, a ABQM já apoia 36 centros de equoterapia de todo o país filiados à ANDE-Brasil.

Nos últimos quatro anos, mais de 150 crianças já foram beneficiadas pelo projeto EQUO ABQM.

“A Equoterapia reabilita os pacientes e é importante também para a inclusão social deles. O cavalo trabalha a força, equilíbrio, concentração, noção de espaço e tempo e coordenações motoras dos pacientes. É um trabalho multidisciplinar, desde a escolha dos animais até a linha terapêutica das atividades para um melhor desenvolvimento nos quadros clínicos”, explica a analista de projetos sociais da ABQM, Aline Passos.

Em 2023, o centro de Equoterapia da Prefeitura de Macaé completa 10 anos. O programa é referência para outros municípios da região pelo trabalho terapêutico e de educação inclusiva na reabilitação de pacientes com cavalos.

“Estou muito orgulhosa pelo projeto que o município oferece às crianças e às suas famílias com todo o suporte para o tratamento em várias áreas. O trabalho é integral e fruto do conhecimento e dedicação da equipe que atua em prol dessas crianças oferecendo o melhor tratamento e bem-estar”, destacou a coordenadora da Divisão de Fisioterapia e Reabilitação da Secretaria Municipal de Saúde de Macaé, Janiane Nunes.

Desde 2022, a ABQM já investiu mais de R$ 1 milhão de reais em projetos sociais da entidade como o Projeto EQUO ABQM. Para o vice-presidente da entidade, Diogo Mota, o trabalho social da raça é de fundamental importância e contribuição para toda a sociedade.

“No Centro de Macaé, há uma fila de 150 crianças em espera, para tratamento assistido com a equoterapia. O cavalo é uma importante ferramenta de inclusão social. Estamos muito felizes de poder contribuir e ajudar mais crianças a desenvolverem suas habilidades e terem um futuro melhor por meio do Projeto EQUO ABQM. A ABQM sabe da sua obrigação com a responsabilidade social. É uma causa nobre cuidar de quem mais precisa”, conclui o vice-presidente.

Reconhecimento

A ABQM recebeu no dia 26/6, mais um Voto de Aplauso da Câmara Municipal de Araçatuba (SP). A honraria destacou e homenageou toda a equipe de trabalho do projeto “Novo Tempo na Ressocialização”, que é desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Araçatuba, e por meio da equoterapia, beneficia alunos da rede pública, diagnosticados com TDAH. O Voto foi concedido pela presidente da casa, a vereadora Cristina Munhoz (União Brasil) e o vereador Maurício Bem Estar (PP) e aprovado por unanimidade.

Por Assessoria de imprensa/ABQM
Fotos: Divulgação/ABQM

Leia mais notícias aqui.