Dentição dos cavalos pode ajudar na estimativa da idade

A dentição dos cavalos é mais precisa quando eles ainda são jovens e ainda estão passando pelo processo de erupção e queda dos dentes de leite

Costumeiramente é comum ver profissionais experientes, como médicos-veterinários e dentistas equinos, analisando os dentes dos cavalos a fim de descobrir a estimativa da idade pela dentição. A determinação da idade do animal a partir de sua dentição é um dos métodos mais baratos e simples de avaliar a sua idade. Isso ocorre devido às diversas mudanças que os dentes sofrem com o passar do tempo devido às trocas e ao desgaste.

Esta técnica de avaliação é importante para saber quais medidas de manejo devem ser tomadas para com o animal de acordo com a idade e sua finalidade (produção, companhia). 

Os equinos são difiodontes, ou seja, são animais que passam por um processo de troca de dentes, geralmente tendo um conjunto de dentes na fase jovem (dentes de leite ou decíduos) e outro conjunto de dentes quando adultos (dentes permanentes). Além disso, eles também são considerados heterodontes por terem diversos grupos de dentes (incisivos, caninos, pré-molares e molares). A dentição definitiva varia de 36 a 44 dentes.

Leia também

Você conhece a boca do seu cavalo?

Conheça as fases de dentição dos cavalos

Durante a vida do cavalo, ocorrem mudanças na sua dentição divididas em sete fases, em que são considerados os dentes incisivos, para a avaliação da idade do animal. Ao todo são 12 incisivos (4 pinças, 4 médios e 4 cantos).

Nascimento dos decíduos (dentes de leite): vai dos 7 dias de vida até os 10 meses de idade.

Desgaste dos dentes de leite: aparecimento da estrela dentária, até o momento da troca pelo dente permanente.

Troca dos dentes decíduos pelos permanentes: pinças aos 2,5 anos, médios aos 3,5 anos e cantos aos 4,5 anos.

Rasamento dos dentes definitivos: estrela dentária nos dentes permanentes começa a aparecer – varia dos 6 aos 8 anos.

Nivelamento dos dentes definitivos: a mesa dentária (que é a face desgastada) assume forma arredondada por volta dos 9 aos 12 anos.

Triangulação da mesa dentária: dos 13 aos 16 anos.

Biangulação da mesa dentária: a estrela dentária se resume a uma pequena mancha amarela central, ocorre por volta dos 17 aos 19 anos.

É sempre importante ressaltar que a avaliação, além de aproximada, tem caráter subjetivo, sendo que vários fatores, como por exemplo o manejo e outras condições individuais, podem alterar as estruturas dentárias.

Por Wesley Vieira/Portal Cavalus
Com informações da
Universidade Federal de Lavras
Foto: Country and Stable e Ilustrações/CNA

Leia mais notícias aqui.