A 46ª edição da Expointer aconteceu no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), nos dias 26 de agosto a 03 de setembro. A programação contou com provas de várias raças equestres, entre elas, o Mangalarga.
Com a organização do Núcleo Riograndense de Criadores de Cavalos da raça Mangalarga (NRCCRM), os visitantes na Expointer conheceram um pouco mais da raça e puderam assistir as provas de Morfologia, Marcha, Cinco Tambores, Três Tambores, Seis Balizas e o Desafio Cavalo e Moto.
Estiveram presentes criadores de cinco estados: Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Diego Teixeira, diretor de fomento do NRCCRM, conta que o número de participantes vem aumentando a cada ano. “Tivemos um grande número de participantes nas provas funcionais, abrilhantando as categorias feminina, infantil e amador”.
Durante as provas, os espectadores lotaram as pistas, principalmente na tradicional disputa Cavalo e Moto e também na prova de Seis Balizas, a participação do público pôde comprovar a qualidade dos animais presentes. “Recebemos comentários positivos sobre o andamento, morfologia, função e temperamento dos nossos cavalos, isso comprova que a raça está no caminho certo”, ressalta Diego Teixeira.
Outro grande destaque do NRCCRM foi a participação no podcast da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (FEBRAC), que abordou temas importantes sobre o ‘Cavalo de Sela Brasileiro’.
Expointer participação em podcast da FEBRAC
Teixeira finaliza agradecendo aos criadores, expositores, patrocinadores e usuários. “Vocês contribuíram imensamente para a presença do nosso cavalo no palco da maior feira agropecuária da América Latina. A gauchada celebra os resultados obtidos com muita festa e com foco no progresso”.
Saiba mais sobre os eventos da ABCCRM em todo o Brasil.
Por Giovanna Catanho/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Rodrigo Farias
Leia mais notícias aqui.