Termina no próximo dia 11/10, o prazo para que proprietários e todos aqueles que tenham equinos em seu poder ou guarda, façam o cadastro do rebanho no estado de São Paulo. A medida está prevista na Resolução SAA nº 15, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP).
Aprovada em abril deste ano, a MP estabelece a campanha de atualização cadastral da população equina. Naquele momento, o número de animais cadastrados era de 303 mil, quantidade já superada três meses depois da novidade. Em julho, foram mais de 312 mil animais registrados. A expectativa com a realização do censo é construir um mapeamento fiel e detalhado do setor.
Por isso, o registro cadastral é fundamental para a cadeia produtiva, como explica o superintendente-geral da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Quarto de Milha (ABQM), Manuel Rossitto.
“Sabemos que São Paulo é o estado com maior rebanho equino do país, e com a atualização do cadastro desses animais, será possível reafirmar a importância do mercado de cavalos para a região. Além disso, essas informações permitem desenvolver estratégias para o setor com melhor eficiência e assertividade”.
O executivo observa também que dados cadastrados serão adotados para definir o censo populacional de equídeos de São Paulo, estado com o maior rebanho equino do Brasil. Além disso, a pesquisa levantará informações sobre as espécies, sexo, faixa etária e o local/propriedade onde os animais residem.
A atualização do cadastro do rebanho deve ser feita disponível pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do governo do estado de SP e o formulário preenchido compartilhado, por e-mail e em formato digital, em uma das unidades regionais da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA).
Cadastro do rebanho
O prazo para o cadastro do rebanho continua até o dia 11 de outubro e pode ser realizado no sistema informatizado de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE), onde deve ser preenchido o formulário disponível neste link.
O documento deve ser entregue por e-mail e em formato digital em uma das unidades da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) mais próxima.
Confira aqui os endereços das 40 regionais da Defesa Agropecuária.
Por Divulgação/IBEqui
Foto: Banco de imagem/Freepik
Leia mais notícias aqui.