Laço Comprido

Dia do Laçador é comemorado neste domingo (12) no Mato Grosso do Sul

Data foi instituída no calendário estadual em 2011 através de um projeto de Lei do então deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB)

Publicado

⠀em

Dia do Laçador é comemorado neste domingo (12) no Mato Grosso do Sul

Neste domingo (12) é comemorado o Dia do Laçador, data que homenageia os laçadores no Mato Grosso do Sul. O pedido para essa data surgiu após uma reivindicação da categoria ao então deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), que atendeu o pleito e a elaborou o projeto de Lei.

A Lei n° 4.108/11 é uma forma de homenagear a categoria onde tantas pessoas estão inseridas no estado. Vale destacar que o Laço Comprido é amplamente difundido e valorizado, sendo considerada uma das atividades mais tradicionais e representativas da cultura do estado.

A história do laço comprido no Mato Grosso do Sul remonta ao período em que a região ainda fazia parte do antigo Mato Grosso, no início do século XX. Naquela época, o trabalho dos vaqueiros era fundamental para a economia local, e a habilidade no manejo do gado era uma questão de sobrevivência.

Foi nesse contexto que surgiu a técnica do laço comprido, que consiste em arremessar uma corda de aproximadamente 25 metros de comprimento com um laço na ponta, que deve ser lançada em direção a um boi ou novilho em movimento. O objetivo é laçar o animal pelo pescoço, segurando-o até que a equipe possa dominá-lo.

Com o passar dos anos, a prática do laço comprido se transformou em uma atividade esportiva, com a realização de competições entre os vaqueiros e peões da região. Esses eventos eram bastante populares e ajudaram a difundir ainda mais a técnica do laço comprido em todo o estado.

Neste ano, o governo do Mato Grosso do Sul assinou um convênio de apoio aos clubes de Laço Comprido, destinando R$ 1,7 milhões para estes clubes. O investimento, que terá aplicação na estrutura para as competições (tendas, palcos, arquibancadas, grades de contenção, sonorização e etc.) e aquisição de premiação (troféus, medalhas e fivelas condecorativas), contribui para o fomento do esporte.

 

Divulgação/Jacson Castro

Dia Nacional do Laçador

Em 2019, foi feito um projeto de lei para instituir o dia 12 de novembro como o Dia Nacional do Laçador. Entretanto, ainda não informações sobre a aprovação ou não deste projeto de lei. Requerido pelo então Deputado Federal, Ronaldo Santini, o projeto, que pode ser conferido no site da Câmara Legislativa, destaca que o mês de novembro é quando ocorre o período de vacinação no gado, momento em que mais o laçador trabalha.

Além disso, a proposta destaca que o Laço é item mais importante para o sertanejo, gaúcho, vaqueiro, entre outros, no trabalho, já que é com ele que é feita a captura dos animais que fogem ou que precisam ser vacinados.

Apesar de ainda não ser uma data nacional, o Laçador pode e deve comemorar o seu dia, seja ele qual for, já que o esporte, a sua profissão, vem quebrando barreiras no Brasil.

Fonte: Federação de Clubes de Laço MS
Foto: Divulgação/ABQM

Leia mais notícias aqui.

WordPress Ads
WordPress Ads