Com tapete vermelho e entrega de estatuetas, ‘Oscar do Cavalo’ ocorre dia 19/02 em SP

Os melhores animais, criadores e competidores do Brasil, serão premiados em noite de gala; Criatório do interior paulista já venceu mais de 40 vezes

Todos os anos, o universo cinematográfico aguarda com grande expectativa pela cerimônia do ‘Oscar’, o prêmio mais importante da sétima arte. No Brasil, uma premiação, com direito a tapete vermelho e entrega de estatuetas, reúne os melhores cavalos, criadores e competidores da equinocultura nacional. Estamos falando do ‘ABQM Awards’, que ficou conhecido como o ‘Oscar do Cavalo’. Dividida em 11 categorias e 22 modalidades esportivas, a premiação chega à 16ª edição.

No interior do Estado de São Paulo, está localizado um dos principais criatórios de cavalo do país: o Complexo Haras Raphaela, que será um dos grandes premiados da noite de gala. Dirigido por um casal de empresários, Rose e Dirley Rugolo, e por suas filhas e competidoras, Caroline e Louise Rugolo, este renomado haras já conquistou mais de 40 estatuetas, em diferentes categorias, ao longo das 16 edições do ‘Oscar do Cavalo’, uma das maiores premiações do agronegócio brasileiro.

Pelo oitavo ano consecutivo, o Haras Raphaela será premiado como o ‘Melhor Proprietário’ de cavalos da modalidade de Três Tambores, linhagem que se destaca na criação do complexo.  Já Caroline Rugolo, subirá ao palco para receber o prêmio de ‘Melhor Amazona’ da modalidade de Três Tambores.

O 16º ABQM Awards, realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), ocorrerá no dia 19 de fevereiro, a partir das 19h, na Casa Giardini, no bairro Campo Belo, na capital paulista. No evento, ainda serão homenageados animais e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da raça no Brasil, na 13ª edição do ‘Hall da Fama’. Em 2020, Dirley Rugolo foi um dos nomes da lista, em reconhecimento à sua significativa contribuição ao cavalo.

Mercado de cavalo movimenta R$ 30 bilhões no Brasil

Além de serem apreciados em competições esportivas, os cavalos têm outros papéis fundamentais à sociedade. Com uma população de mais de 5,7 milhões de animais, o Brasil é o quarto maior criador de equinos do mundo, segundo pesquisa da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Este mercado movimenta cerca de R$ 30 bilhões, anualmente, impulsionado especialmente pelos esportes equestres, mercado de saúde animal, eventos e exposições de raças.

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Haras Raphaela

Leia mais notícias aqui.