Leilões

Berço da Equinocultura brasileira, São Paulo (SP) sediará leilão inédito de cavalos

Evento, realizado por um dos maiores criatórios da Raça Mangalarga do país, abre as comemorações de 90 anos da ABCCRM

Publicado

⠀em

Berço da Equinocultura brasileira, São Paulo (SP) sediará leilão inédito de cavalos

A cidade que não dorme, São Paulo (SP), se prepara para sediar pela primeira vez o ‘Leilão Tarlim Mangalarga: Brasil no Ritmo da Marcha’. A 9ª edição, do evento que celebrará o ‘Cavalo de Sela Brasileiro’ e a força da raça equina mais antiga do país, será realizada no dia 07/03, às 19h, no Hotel Rosewood. Promovido pelo Haras Tarlim, o leilão abre as comemorações dos 90 anos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM).

Segundo o titular do haras, Fernando Tardioli, a Tarlim se dedica à criação de Mangalarga há 32 anos. O criatório se destaca por sua inovação, genômica e biotecnologia. Além de protagonizar leilões de sucesso, o plantel é referência em qualidade, evidenciando a marcha, a beleza e a comodidade dos animais da raça, como a potra Íris da Tarlim, com incríveis 0.00% de endogamia genômica, o que representa um importante avanço genético na reprodução de cavalos.

Com sede em Jaguariúna (SP) e fazendas em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, a Tarlim reforça o seu compromisso com a criação de cavalos e o agronegócio, setor onde desenvolve um trabalho reconhecido na pecuária seletiva. Além dos títulos alcançados com o Mangalarga, atualmente, Fernando Tardioli também coleciona conquistas e avanços, no manejo racional e no melhoramento genético das raças bovinas Nelore e Brangus.

Paixão e dedicação há mais de 30 Anos

Em fevereiro deste ano, Fernando Tardioli foi eleito presidente da ABCCRM. A eleição, coroa toda a sua trajetória na raça, marcada pela capacidade de encantar e de ser disruptivo, em tudo que cria e investe. “Ano após ano, quebramos recordes e paradigmas. Nesta edição, mostraremos o verdadeiro ritmo da Marcha do Cavalo de Sela Brasileiro, maior protagonista do sucesso da Tarlim, em mais de três décadas de criação”, destaca Tardioli.

Destaques Leilão Tarlim Mangalarga: Brasil no Ritmo da Marcha

Um dos destaques do pregão é Homenagem da Tarlim (Diamante do Gadu (T.E.) x Discoteca da Tarlim (T.E.). Homenagem é atual Grande Campeã Nacional Potra de Marcha e Grande Campeã Brasileira de Marcha, uma potranca representa a tradição Tarlim de disponibilizar ao mercado os expoentes da sua seleção.

Outro destaque é Intuição da Tarlim (Diamante do Gadu (T.E.) x TÉL Shakira da S.L.G. (T.E.), considerada uma potra extraordinária que encanta pelo seu equilíbrio morfológico e pela sua marcha, Intuição da Tarlim é filha de dois Grandes Campeões, sua mãe é a única égua sela de ouro da raça Mangalarga, a recordista Tél Shakira da SLG (Porre Vargedo x Ópera da Sabaúna), Grande Campeã da Etapa Final da Copa de Marcha, 1ª. Reservada Grande Campeã Brasileira de Marcha, Bi Reservada Grande Campeã Nacional de Marcha e matriz de destaque do Haras Tarlim. Já seu pai é o Grande Campeão Nacional Cavalo e líder de estatísticas, Diamante do Gadu.

Ainda nos destaques, o pregão ofertará 50% dos direitos reprodutivos Evidência da Tarlim, sendo essa uma inédita e única, já que ela é Campeã Nacional Égua e 1ª Reservada Grande Campeã Nacional de Marcha, a primeira égua do ranking da Exposição Nacional nos anos de 2022 e 2023.

Intrépida Tarlim também está entre os grandes destaques do leilão, filha do garanhão chefe do Haras Tarlim, Luar do HIC na excepcional Romênia da Sabaúna (Jambo da Sabaúna x Bandeira DL).

Intrépida é irmã própria da recordista e Tri Grande Campeã Nacional, Finlandesa da Tarlim, e tem tudo para seguir nas pistas a mesma carreira vitoriosa de sua irmã.

Por fim, Jaguariúna da Tarlim, uma potranca baby que irá abrilhantar o pregão. Filha de Elegância RB, é irmã própria do atual Grande Campeão Nacional Potro – Hamal do Espinhaço, irmã materna do Grande Campeão Nacional e líder de estatísticas, Diamante do Gadu, com o Grande Campeão Nacional Justiceiro ACF.

Mangalarga, patrimônio nacional há nove décadas

O Mangalarga, cujo fomento à criação e aos esportes equestres e o controle genealógico estão a cargo da ABCCRM, é um patrimônio do país. Raça tipicamente brasileira, originada no Estado de São Paulo, berço do cavalo, foi chamada de ‘Mangalarga Paulista’, antes de conquistar todo o Brasil. Em setembro de 2024, a associação fundada em 1934 completará 90 anos, celebrando uma trajetória marcante na história da equinocultura nacional.

Por Jean Philippe Vasconcelos/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Haras Tarlim

Leia mais notícias aqui.

WordPress Ads
WordPress Ads