Desde o dia 09, está acontecendo a 50ª Expoingá, tradicional evento que acontece no Centro de Exposições em Maringá (PR). Além dos shows de artistas de grande sucesso do Brasil, o evento recebe também exposição e disputas equestres.
No último final de semana, a Sociedade Rural (SRM), reuniu na Expoingá os melhores exemplares de equinos mini-horses do país. Durante os dias de feira, o Parque Internacional de Exposições foi a capital dos cavalinhos no Brasil e palco de etapa do XX Campeonato Nacional.
De acordo com a organização, os indicativos apontaram que a participação no ano anterior apresentou um resultado comercial e uma grande difusão da raça. Para este segundo ano, a novidade foi o número recorde: 13 criadores e 41 mini-horses.
Em uma avaliação prévia do juiz da associação nacional Rogério Andrade Ramalho é de que as escolhas são bem difíceis pelo refinado padrão genético dos animais apresentados na pista de julgamentos “Professor Quirino dos Santos”.
Dentre os mini-horses concorrentes da etapa nacional, foi escolhida a campeã da raça jovem e respectiva reservada, 3ª melhor fêmea jovem, campeã da raça adulta, 3ª melhor fêmea adulta, campeão da raça jovem e reservado, 3º melhor macho jovem, campeão da raça adulto e 3º melhor macho adulto.
Plantel ímpar de mini-horses
Expondo 12 animais, Zezé Cruz, dono de criatório e de amor pela raça herdados do pai há mais de 70 anos em Avaré (SP), um dos líderes dos criadores, explica que ao contrário do que muitos pensam, o mini-horse não é um cavalo apequenado: ele é um cavalo pequeno desde a origem.
“Hoje muitos os criam como se fosse um cachorro grande, forte, saudável e manso com tripla aplicação: serve para monta, tração de pequenas carroças ou charretes e também como companhia. Para criar um mini-horse basta dispor de um pequeno gramado, um cercadinho (mesmo espaço de um canil), sendo que ração pode ser adquirida em boa parte nos pet shops”.
O criador ainda trouxe para Expoingá novidades no Brasil: dois mini-donkeys, que são jumentinhos em miniatura. Animais para começar a compor plantel, cujo valor unitário está na faixa dos R$ 40 mil, porém, não estão à venda.
O resultado completo pode ser conferido no site da Expoingá.
Por: Assessoria de Imprensa/Expoingá
Fotos: Reprodução/Internet
Leia mais notícias aqui.