ABQM Jovem ressurge com força total durante o 33º Congresso Brasileiro

Jovens quartistas se uniram e tomaram posse de uma nova diretoria da ABQM Jovem, que contribuiu para o incentivo e futuro das gerações no Quarto de Milha

Marcado por momentos memoráveis, o 33º Congresso Brasileiro da ABQM, realizado de 10 a 21 de abril, no Recinto Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP), foi palco de um grande momento que marca o futuro da raça e de gerações.

Trata-se do ressurgimento da ABQM Jovem, criada em 1995 durante o V Congresso Brasileiro da Raça Quarto de Milha, com a finalidade de atender os anseios desta parcela de competidores, atuantes em várias modalidades da raça.

ABQM Jovem

A ABQM Jovem, que faz parte da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha – ABQM, seguiu forte, sendo reconhecida Associação Norte-americana de Jovens (AQHYA), enviou um troféu parabenizando a entidade brasileira por ser a maior em número de sócios no ano, exceto a dos EUA, entre todos os países que possuem esta entidade.

Com o passar dos anos, a ABQM Jovem foi perdendo espaço e deixou uma enorme lacuna até que, a atual presidente da ABQM, Mônica Ribeiro, e sua Diretoria, cumprindo uma de suas importantes metas de campanha, faz ressurgir com força total a jovem entidade, o que ocorreu no 33º Congresso Brasileiro.

E seguindo a atual tendência feminina, quem passa a ser a nova presidente dos quartistas jovens é Lorena Farha, que tem em seu DNA marcantes características de seu pai Paulo Farha – ex-presidente da ABQM por duas gestões consecutivas, de 2009 até 2013.

Emoção na fala de Mônica Ribeiro

Durante a posse da nova diretoria da ABQM Jovem, a presidente da associação, Mônica Ribeiro, pronunciou emocionada algumas palavras: “É um dos momentos mais esperados da nossa gestão, a composição da ABQM Jovem, pois eles são o futuro, a esperança e, fundamentalmente, o prosseguimento de nosso legado. Buscamos estes jovens para alavancar esta entidade, que é muito importante para nós. Eles terão a oportunidade de estar conosco, na nossa gestão, para seguir o caminho cada vez melhor para a ABQM e para o Quarto de Milha. Tenho certeza, que eles irão trilhar um caminho brilhante, pois são do cavalo, vivem grande parte da vida para o cavalo e isso nos enche de orgulho”.

Lorena Farha e suas primeiras impressões

Após a solenidade, já mais descontraída, quis saber de Lorena Farha as primeiras impressões de sua gestão. Segura em suas ações, mostrou confiança e garra em suas respostas. “Estou muito feliz e muito grata por estar fazendo parte desta associação. Vou trabalhar junto com meus amigos de diretoria para fomentar e integrar todos os jovens de todas as modalidades. Estamos bem empolgados em fazer melhorias. Vamos surpreender muita gente!”, destaca Lorena.

Querendo saber o que a estimulou e se teve influência de alguém em aceitar essa missão, ela foi taxativa. “Meu pai tem influência em tudo na minha vida! Qualquer coisa que eu for falar, qualquer passo que eu der eu vou perguntar para ele, pois é o meu maior pilar e sempre vou escutar as suas opiniões”.

Com 19 anos de idade, já se mostra confiante em seus pensamentos: “É obvio que vou crescer, amadurecer e corrigir com o tempo os meus defeitos”. Ela afirmou que, uma frase dita pelo seu pai foi fundamental para que aceitasse ser presidente da ABQM-J: “É uma experiência nova na vida e só se destaca quem vai atrás do que é diferente”.

Sobre os planos de trabalho, Lorena explicou: “Nossa diretoria executiva é bem parceira e composta por oito jovens que serão responsáveis por determinadas modalidades. Ainda não posso revelar o que faremos, mas queremos fazer uma verdadeira integração entre os participantes destas provas. Trabalhar com o mínimo de paciência e vontade não tem por que dar errado”, concluiu Lorena.

Especial colaboração

Após finalizar a entrevista com a nova presidente dos jovens, o foco da conversa passou para Simone Pongitore. Ela conta que a volta da ABQM Jovem foi um sonho de todos e que fortaleceu ainda mais o retorno da entidade quando começaram as andanças pelo Brasil.

“Nas viagens que fazíamos, cada jovem que conhecíamos, podíamos imaginar eles junto da ABQM, pois a principal ideia da associação é prepará-los para a criação da raça Quarto de Milha e já pensando no futuro para uma renovação”, pontua Pongitore.

“E nossa principal função é trabalhar para que haja integração desses jovens entre todas as modalidades, o que irá proporcionar outros conhecimentos e que tenham em mente que o bem maior é o cavalo Quarto de Milha”, finalizou.

Todos os membros da diretoria da ABQM Jovem podem ser conhecidos através do site da ABQM.

Por Assessoria de Imprensa/ABQM – Abdalla Jorge Abib
Fotos: Divulgação/ABQM

Leia mais notícias aqui.