Um novo estudo revela que essa atividade no campo aumenta a memória, a resolução de problemas e a aprendizagem
Em vez de imergir seu filho apenas em livros para aprimorar sua inteligência, talvez você queira tentar fazê-lo andar a cavalo. Este prazeroso passatempo rural pode ajudar a melhorar a memória, a resolução de problemas e a aprendizagem em crianças. Foi o que descobriu uma nova pesquisa.
Pesquisadores científicos da Toyko University of Agriculture descobriram que as vibrações criadas pelos cavalos enquanto estão sendo montados ativam a área do cérebro conhecida como sistema nervoso simpático. Assim, enquanto seu filho estiver sentado na sela, sua capacidade cognitiva pode ser bastante aumentada.
O estudo, publicado na Frontiers in Public Health, envolveu a solicitação de respostas simples e testes matemáticos para crianças, antes e depois de participarem de passeios a cavalo. Os resultados mostraram que os cavalos de passeio melhoraram muito a capacidade das crianças de realizar tarefas comportamentais, levando a uma melhora de memória, aprendizado e resolução de problemas. Somente na hora de resolver problemas matemáticos, os resultados foram menos significativos.
Então, isso significa que qualquer atividade que cause uma leve vibração pode ser benéfica para nossos filhos? Andar de bicicleta, por exemplo? Aparentemente não. “Uma característica importante dos passos dos cavalos é que eles produzem acelerações tridimensionais”, afirma o autor do estudo, o professor Mitsuaki Ohta. “O movimento da pelve do cavalo pode fornecer informações motoras e sensoriais para o corpo humano.”
Além de estimular o desempenho cerebral em crianças, a equitação também é uma maneira fantástica de se manter em forma para todas as idades!
Tradução: Luciana Omena
Fonte: Country Living