PBR realiza Final Nacional na Festa do Peão de Barretos com quase de meio milhão de reais em prêmios

Edição nacional da maior Liga de Montaria em Touros do mundo terá sua Final na Festa do Peão mais famosa do país premiando o campeão com uma picape zero km e um bônus de 100 mil reais

Entre os dias 15 e 18 de agosto a Professional Bull Riders realiza a Final Nacional da Temporada 2024 do Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. O evento realizado pelo Clube Os Independentes é a maior e mais famosa Festa do Peão da América Latina e recebe a Final da Temporada da PBR pela sétima vez.

A etapa decisiva da edição nacional da principal Liga de Montaria em Touros do mundo terá uma premiação total de quase meio milhão de reais. O atleta que for consagrado como campeão brasileiro de 2024 irá receber uma picape Mitsubishi L200 Triton zero quilômetro e um bônus extra de 100 mil reais, oferecidos pela EcoPower Energia Solar. Além da premiação ao campeão, também será distribuída premiação aos demais finalistas de acordo com seu desempenho no evento.

“Barretos é o principal palco deste esporte no nosso país e para a PBR é motivo de muito orgulho poder realizar a nossa Final Nacional nesta arena mais uma vez. Temos uma parceria de muitos anos com Os Independentes e sempre realizamos competições memoráveis no Rodeio de Barretos, e este ano será ainda mais especial, com uma premiação inédita e que certamente fará com que o nível da etapa seja ainda maior,” disse Adriano Moraes, tricampeão mundial de Montaria em Touros e diretor-presidente da PBR no Brasil.

O Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros da PBR teve início em 2023, logo após a Final Nacional da temporada passada e contará com 33 etapas antes da decisão. Esta edição do Campeonato marcou presença nos maiores eventos do país, em quatro estados diferentes e no Distrito Federal, distribuindo cerca de 2,2 milhões de reais em premiações aos competidores.

Toda pontuação recebida pelos competidores nas etapas brasileiras, além de contarem para o ranking nacional que define o campeão da temporada, também é válida para o ranking internacional da PBR, que qualifica os melhores atletas para a elite da Liga nos Estados Unidos, onde é realizado o Campeonato Mundial, que paga um bônus de 1 milhão de dólares ao campeão de cada temporada.

“Nosso Campeonato Brasileiro é a porta de entrada para os atletas nas competições norte-americanas e mesmo antes da Final Nacional, vários talentos já conseguem classificação para a elite da Liga e realizam o sonho de competirem no mais alto nível deste esporte. O Brasil é um grande celeiro de ‘craques’ da Montaria em Touros, e reunimos os melhores competidores em nossas etapas para dar a oportunidade deles brilharem lá fora o quanto mais cedo,” disse o diretor de eventos da PBR no Brasil, Jeremias Moraes.

Final Nacional reúne os melhores atletas do Brasil em busca do sonho internacional

Para a Final Nacional da PBR na Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos serão classificados somente os melhores competidores do ranking nacional, que é a somatória de pontos das etapas realizadas na temporada. Durante quatro noites eles irão desafiar uma seleção de touros ‘escolhidos a dedo’ entre as principais boiadas do Brasil, o que garante que a disputa seja em alto nível todos os dias.

O atual campeão mundial Cássio Dias Barbosa foi um dos atletas que brilharam com a PBR na arena de Barretos e alcançaram sucesso internacional. Em 2022 o jovem talento mineiro conquistou o título nacional, garantindo vaga para competir nos Estados Unidos, onde em maio deste ano se consagrou campeão mundial, faturando mais de 1,7 milhões de dólares em apenas seis meses de competição e estabelecendo marcas históricas no Campeonato.

No ano passado, o goiano Jean Fernandes se consagrou campeão brasileiro pela PBR em uma das disputas mais acirradas de todos os tempos com o paulista João Lucas Campos, e hoje, ambos também brilham nos Estados Unidos. Anteriormente, a arena de Barretos também consagrou outras estrelas internacionais que venceram a edição nacional da PBR e foram para o mais alto nível da Liga como Luciano de Castro e Dener Barbosa, que hoje fazem parte da elite do campeonato na America do Norte.

Em 2017, José Vitor Leme conquistou a ‘tríplice coroa’ ao vencer a Etapa Final, conquistar o título do campeonato e também ser consagrado como Melhor Estreante da Temporada. Cerca de dois meses depois ele já brilhava nos Estados Unidos onde conquistou pela primeira vez o título da Final Mundial, que então era realizada em Las Vegas. Desde então, o sul mato-grossense se tornou um dos maiores nomes deste esporte, conquistando dois campeonatos mundiais e batendo recordes históricos na PBR.

“Dos 25 atletas que disputaram a Final Nacional da PBR no ano passado, 13 já tiveram oportunidade de competir nos Estados Unidos, reforçando a importância do Campeonato Brasileiro para o sonho da carreira internacional. Temos um compromisso de reunir os melhores atletas do Brasil e criar oportunidades para que eles não apenas brilhem nas arenas nacionais, mas possam ir o quanto antes realizar este sonho,” explicou Jeremias Moraes, diretor de eventos da PBR.

O líder do ranking deste ano é o jovem talento Carlos André de Oliveira (Ipameri – GO), que deve chegar a Barretos como principal favorito ao título. O atleta que logo após a Final Nacional irá embarcar para os Estados Unidos onde vai competir pelo Kansas City Outlaws na PBR Team Series (Liga de Competição por Equipes da PBR), tem como principais concorrentes o veterano Anderson de Oliveira (Mundo Novo – MS), que está em segundo lugar, o estreante Rogério Venâncio (Paranaíta – MT), terceiro colocado e Eric Henrique Domingos (Pérola – PR), campeão da Etapa Final em Barretos e Melhor Estreante da Temporada 2023 na PBR do Brasil.

Classificados Final Nacional 2024

·       Carlos André de Oliveira* (Ipameri-GO) – 643,50 pontos

·       Anderson de Oliveira* (Mundo Novo-MS) – 567,50 pontos (-76,00)

·       Rogério Venâncio* (Paranaita-MT) – 505,00 pontos (-138,50)

·       Eric Henrique Domingos (Pérola-PR) – 458,00 pontos (-185,50)

·       Emerson Lopes (Brasópolis-MG) – 454,83 pontos (-188,67)

·       Elton Toledo (Ribas do Rio Pardo-MS) – 454,25 pontos (-189,25)

·       Yan Victor Cunha (Assis Brasil-AC) – 404,50 pontos (-239,00)

·       Miguel Alves de Jesus* (C. Limpo de Goiás-GO) – 395,50 pontos (-248,00)

·       Warlei de Oliveira (Ap. do Taboado-MS) – 389,25 pontos (-254,25)

·       Cléber Henrique Marques (Cassilândia-MS) – 381,00 pontos (-262,50)

·       Deivid Gerke de Souza* (S. M. Guaporé-RO) – 375,50 pontos (-268,00)

·       José Alberto de Castro (S. J. Patrocínio-PR) – 372,50 pontos (-372,50)

·       Rudmar Medeiros* (Três Lagoas-MS) – 361,00 pontos (-282,50)

·       João Paulo de Morais* (Congonhal-MG) – 272,00 pontos (-371,50)

·       Leandro Zampollo (Pirassununga-SP) – 271,50 pontos (-372,00)

·       Lucas Junio da Silveira (Leme-SP) – 256,50 pontos (-387,00)

·       Frederico Araújo* (Jaboticatubas-MG) – 248,00 pontos (-395,50)

·       Vitor Manoel Dias* (Sales-SP) – 238,50 pontos (-405,00)

·       Vitor Cássio de Assis* (S. F. Sales-MG) – 232,00 pontos (-411,50)

·       Ramon Fiorini* (Serra Negra-SP) – 219,75 pontos (-432,75)

·       Vinícius Correa* (Aimorés-MG) – 209,50 pontos (-434,00)

·       Weslei Mendes* (Iporanga-SP) – 198,50 pontos (-445,00)

·       Rafael Parra (Mandaguaçu-PR) – 174,00 pontos (-469,50)

·       Álvaro Cunha* (Assis Brasil-AC) – 167,50 pontos (-476,00)

·       Matheus de Lima* (Pereira Barreto-SP) – 165,00 pontos (-478,50)

*Classificados para a 1ª Final Nacional

Melhor Touro da Temporada também recebe prêmio inédito de 50 mil reais

Além da disputa do título entre os competidores, a Final Nacional da PBR na arena da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos vai consagrar também o Melhor Touro do Ano. A ‘briga’ por este título é sempre acirrada, pois o campeonato reúne os melhores touros do país, mas este ano promete ser ainda mais emocionante, pois o proprietário do touro vencedor irá receber um bônus inédito de R$ 50 mil.

O touro Reza a Lenda, que conquistou o título na temporada 2022 chega para a Final Nacional em busca de se tornar pela segunda vez o Touro do Ano. O touro de propriedade da JK Bucking Bulls tem como principais concorrentes, Sai do Eixo e Relíquia do Tempo, dos mesmos proprietários, além de Ancião e Polo Sul de propriedade de Marcelo Castro, e Mandraque de propriedade de Wilsinho Salaroli. Entre estes seis candidatos, aquele que tiver o melhor desempenho em Barretos conquista o título de Touro do Ano pela PBR.

A cada apresentação o touro é avaliado pelos juízes em cinco quesitos, que somados podem chegar a nota máxima de 50 pontos, independente se o animal permitiu que o competidor permanecesse os oito segundos ou não. Quanto melhor o animal for nesses cinco quesitos avaliados, maior será a sua nota. Os touros com as melhores notas da temporada são qualificados para a disputa do título na Final Nacional, e aquele que obtiver as melhores notas na arena de Barretos, será consagrado como Touro do Ano.

PBR NO BRASIL

O Campeonato da PBR no Brasil é a edição nacional da Professional Bull Riders, maior Liga de Montaria em Touros do mundo, que está presente em cinco países. O Campeonato é realizado desde 2006 e a cada temporada passa pelas arenas mais famosas do país, realizando etapas nas principais Festas do Peão e Exposições Agropecuárias, em diversos estados. São mais de 30 etapas a cada ano em eventos como a Festa do Peão de Americana, Jaguariúna Rodeo Festival, DIVINAEXPO, ExpoFrutal, ExpoCatalão, entre outras, além da Festa do Peão de Barretos, onde é realizada a grande Final Nacional.

Por Assessoria de Imprensa/PBR Brazil
Fotos: Divulgação/PBR Brazil

Leia mais notícias aqui.