Novo ano, momento de anotar no caderninho de metas algo que sonhamos em conquistar. E, para muitas pessoas, os cavalos seguem no topo da lista. Há quem sonhe em ser um cavaleiro ou amazona, ou apenas cavalgar livre por trilhas, mas que não tem ideia de como colocar isso em prática.
No início, é importante encontrar um bom instrutor ou mentor para te ensinar o básico. Ele te guiará em sua jornada, garantindo sua segurança e o conhecimento necessário. Com prática e paciência, você pode se tornar um cavaleiro ou amazona melhor e mais experiente.
Começar da maneira correta pode evitar acidentes e te dar mais ânimo para continuar e ter uma vida longa ao lado desses animais que tanto amamos e admiramos.

Se estiver começando a ter contato com cavalos, essas dicas são para você:
- Escolha um bom cavalo, que seja fácil de montar. Seu instrutor deve lhe indicar um animal confiável e tranquilo, que responda bem aos comandos e seja tolerante a erros.
- Vestuário: além de calça, bota e camiseta ou camiseta, e dos demais equipamentos, invista em um capacete.
- No início, use uma escada ou equivalente para subir na sela. Seu instrutor também pode te ajudar segurando o cavalo.
- Aprenda, desde cedo, a postura correta para andar a cavalo. Seus ombros, quadris e calcanhares devem estar alinhados.
- Olhe sempre na direção em que está indo. Mantenha a cabeça erguida, em vez de olhar para o pescoço do animal.
- Mantenha as mãos baixas e relaxadas. Você não quer ficar mexendo nas rédeas o tempo todo nem puxando a boca do cavalo com força.
- Mantenha a calma e respire regularmente. Seu cavalo perceberá quando você estiver tenso.
- Acompanhe os movimentos do seu cavalo com o seu corpo. Seus quadris devem estar soltos. Você pode até se alongar antes de montar.
- Só desmonte quando o cavalo estiver parado. Tire os dois pés dos estribos e passe a perna por cima. Dobre ligeiramente os joelhos ao tocar o chão com os pés.
- Vá devagar e tenha paciência consigo mesmo.
Não há nada de errado em ser iniciante. Sua confiança e experiência aumentarão com o tempo. Dê a si mesmo a oportunidade de aprender em um ritmo confortável para você. Se você se esforçar demais, poderá perder fundamentos importantes.
Fonte e Fotos: Cowgirl Magazine
Leia mais notícias aqui.