PRCA faz homenagem a Chris LeDoux, astro dos palcos e das arenas

A edição digital de fevereiro do PRORODEO Sports News, a revista da Professional Rodeo Cowboys Association, publicou uma matéria especial sobre o aniversário de 50 anos do título mundial do astro da country music

Chris LeDoux era mais do que apenas uma estrela da música country que cantava sobre seu sonho de montar um cavalo selvagem no brete. Ele viveu esse sonho. E esse ano marca o 50º aniversário do Campeonato Mundial de Bareback Rinding pela PRCA, consolidando para sempre seu legado na Professional Rodeo Cowboys Association como competidor e cantor-compositor que homenageava o estilo de vida western americano.

Christopher Lee LeDoux nasceu em 2 de outubro de 1948, em Biloxi, Mississippi, e faleceu de câncer em 9 de março de 2005, aos 56 anos. Casado com Peggy por mais de 30 anos, teve cinco filhos. Além de competidor, compositor, cantor, ele também foi escultor, com obras expostas no National Cowboy & Western Heritage Museum.

A família se mudava com frequência quando ele era criança, devido à carreira de seu pai na Força Aérea dos EUA. Chris LeDoux aprendeu a andar a cavalo enquanto visitava seus avós no estado de Wyoming e, aos 13 anos, o astro participou de seu primeiro rodeio. Em pouco tempo, já estava ganhando competições escolares.

Continuou a competir em rodeios e jogou futebol americano durante o ensino médio. Quando sua família se mudou para Cheyenne, Wyoming, ele frequentou a Cheyenne Central High School, e foi bicampeão estadual em Bareback Riding. Ao ganhar uma bolsa de estudos por ser parte da equipe de rodeios, estudou na Casper College, em Casper, e venceu o campeonato nacional intercolegial da mesma modalidade.

O título de Chris LeDoux no rodeio e sua carreira na música

Em 1970, Chris LeDoux tornou-se profissional no circuito nacional de rodeio, competindo nas etapas da PRCA. Para ajudar a pagar suas despesas enquanto viajava pelo país, ele começou a compor canções que descreviam seu estilo de vida.

Foi em 1976 que Chris LeDoux  entrou de vez para a galeria de vencedores da PRCA ao conquistar o título de campeão mundial de Bareback Riding durante a National Finals Rodeo, em Oklahoma City. A vitória deu a ele ainda mais credibilidade junto ao público musical, pois agora ele tinha provas de que as canções de cowboy que escrevia eram autênticas.

Com a carreira na música crescendo cada vez mais, Chris LeDoux continuou competindo pelos quatro anos seguintes e se aposentou das arenas em 1980. Com o fim de sua carreira no rodeio, ele e sua família se estabeleceram em um rancho em Kaycee, Wyoming, ele continuou a compor e gravar suas músicas e começou a fazer shows.

Optou por seguir uma trajetória mais independente, até que em 1989 alcançou destaque nacional quando foi mencionado no sucesso country de Garth Brooks ‘Much Too Young (To Feel This Damn Old)’ – escute aqui. Sua carreira na música decolou de vez, ele abraçou contratos com gravadoras de sucesso e, ao final da vida, contabilizou mais de 5 milhões de álbuns vendidos.

Fonte: ProRodeo, Wikipedia e The New York Times
Fotos: Divulgação/Facebook
Leia mais notícias aqui.