Núcleo encerrou sua temporada com três etapas nos dias 18 e 19 de maio
Mais um núcleo regional da Associação Nacional do Cavalo de Apartação concluiu a temporada 2017/2018. O Núcleo Sul Mato-grossense do Cavalo de Apartação foi o responsável por mais uma etapa, a terceira desse ciclo, que aconteceu no Rancho TR, em Campo Grande/MS, com julgamento de David Grant Ogilvie. Os campeões das categorias Aberta Júnior, Aberta Classic, Aberta Livre, Aberta Limitada, Non Pro, Amador, Master e Principiante, além do título, recebem o convite para participar do Campeonato Nacional, no final de junho
Aroldo Marcelino com Smooth As BagoniaAs provas pelos campeonatos regionais da ANCA acompanham o ano hípico, ou seja, de julho a junho é o período para a realização das etapas. E são de importante fomento para a modalidade em todo o Brasil, fidelizando antigos e novos adeptos e movimentando ações em torno da Apartação, apresentando o esporte para um maior número de pessoas. O 11° Campeonato Sul Mato-grossense, que mais uma vez reuniu competidores de Norte, Nordeste, Sul e Sudeste, além da região Centro-Oeste, começou em setembro, com etapa na Fazenda Campanário, em Caraapó, e depois realizou sua segunda etapa também na Campanário, em novembro de 2017. Foram 335 inscrições e R$149.850 em premiação no total.
Pela Aberta Junior, os campeões da temporada foram Play With This Kitty, propriedade de Norberto Soares Leite e apresentada por Gerson Almeida dos Santos nas duas primeiras etapas, onde obteve o primeiro lugar, e apresentada por Antônio Sergio de Araújo Júnior, nesta terceira etapa, ficando com o quarto lugar; Evasta Cat’s HF, reservada campeã, propriedade de Deniz Ferreira Ribeiro e apresentada por José Carlos Rodrigues. Na Aberta Classic, Smooth As Bagonia reuniu um maior número de pontos. De propriedade de João Lucas dos Santos Mendes e apresentada por Aroldo José Marcelino, obteve primeiro lugar na primeira etapa, sexto, na segunda, e segundo na terceira. Aroldo também levou Cat Shorty ao título de reservado campeão. De propriedade de Jose Carlos Barbero, foi sexto lugar na primeira etapa, terceiro na segunda e campeões na terceira.
Patrícia Arakaki Leite MiglioliNa Aberta Livre deu Aroldo de novo, com Curly Rey DMFR, propriedade de Olavo Coutinho Nogueir. Curly e Aroldo ganharam a primeira etapa, ficaram em quarto nesta terceira etapa. José Carlos Rodrigues também irá ao Nacional ANCA com Holiana Jazz, de Cintia Torales de Lima Estrada e Clovis Guidelli Garcia Junior, reservada campeã no geral nessa categoria. Glauber Alan de Sousa, com duas vitórias (na primeira e na terceira etapas) pela Aberta Limitada, está classificado com Cat Peppy HMR, campeã Sul Mato-grossense, de propriedade de Olavo Coutinho Nogueira. Mentiras Last Stand, de propriedade de Arthur de Azevedo Santos e apresentado por Jairo Robert de Oliveira, foram os reservados no geral.
Leonardo Cruvinel BorgesFazenda Gruta Azul com outro animal entre os campeões. Patrícia Arakaki Leite Miglioli apresentou KF Boon A Lena e obteve segundo lugar na primeira etapa e ganhou a terceira para ficar com o título Sul Mato-grossense da Non Pro. Olavo Coutinho Nogueira foi o reservado campeão com Kat Rey. Na Amador, Olavo foi o melhor no ranking geral desse núcleo. Com Cat Peppy HMR obteve dois primeiros lugares e ficou com o título. Clovis Guidelli Garcia Junior foi o reservado apresentando Holiana Jazz e pontuando entre os cinco melhores nas três etapas.
Pela Master, o título ficou com Marcelo Correia dos Santos. Como o ranking é do competidor, ele pode apresentar os cavalos que quiser a cada etapa e pontuar com o melhor resultado. No caso de Marcelo, ele pontuou com CD High Cat na primeira etapa, quando ganhou, Intruder As A Cat na segunda quando ficou em segundo lugar, e com Cat Peppy HMR, quando voltou a vencer, na terceira etapa. Lonardo Cruvinel Borges, reservado na Master, foi campeão na Principiante. Com Boonsmal Dual Mil pontuou nas três etapas, incluindo uma vitória na segunda.
Por Luciana Omena
Fotos: Adilson Silva/ANCA