Pierluigi Chioldo venceu prova de Rédeas pela IRHA/NRHA

Foram três dias dedicados a todos os esportes equestres e também ao estilo de vida nascido nos Estados Unidos

Pierluigi Chioldo e Saturday Mizzen

Cremona, Itália, tem tradição de sediar grandes eventos de cavalos da Europa. E não foi diferente com o 31° Salone del Cavallo Americano, que reuniu em sua programação provas de Três Tambores, Seis Balizas, Rédeas, Apartação, Working Cow Horse, Team Penning e Ranch Sorting, e ainda clínicas de Mountain Trail, aulas de dança, exposições e concurso de morfologia.

Na Rédeas, as provas foram válidas pela Italian Reining Horse Association, entidade filiada à National Reining Horse Association. Todo evento aconteceu de 25 a 27 de maio e levou para a pista grandes nomes entre todas as modalidades citadas. Foi um evento de porte grande, sediando campeonato europeu em várias provas, com boas premiações.

Na final da categoria Derby Open de Rédeas, 57 conjuntos disparam o título. Com 222,5, dois grandes treinadores lidavam a competição, Gennaro Lendi, com Sugar Little Step, de propriedade do Quarter Dream, e Cira Baeck, com Gunstep, de propriedade do Cs Ranch – Corinna Shumacher. Até que Pierluigi Chioldo e Saturday Mizzen entraram em pista.

Massimo Villa

O conjunto marcou 224 e levou o prêmio dos níveis 4 e 3. Pier, agora treinador principal da Angelucci QH, foi o responsável pela doma e começo de treinamento desse cavalo, que depois passou para as mãos de Elio Simonini e Alessandra Ischia. Dois anos depois, Saturday Mizzen voltou para a sela de Pier. E eles fizeram bonito em Cremona, mesmo tendo a pressão de bater nota de dois ídolos, como Lendi e Baeck.

Mas ele não ficou nervoso. “Na verdade, eu estava muito agitado antes de entrar, porque queria fazer uma boa apresentação. Queria tirar o melhor que meu cavalo pode dar e presentear a Susanna pela confiança depositada em mim”. Ele diz que poderia ter ficado um pouco mais calmo. “Mas eu realmente queria vencer pelo cavalo. Ele está em ótima forma e esta noite estava pronto para dar 100%. É um cavalo excepcional”.

O castrado, filho de Saturday Night Custom e Westcoast Mizzen, foi criado por Ambrosini Qh, de Pontoglio (Brescia), e é de propriedade de Susanna Sodi, que o comprou depois que ele ganhou Níveis 4 e 3 no IRHA/NRHA Open Futurity em 2015, com Chioldo. Há um mês voltaram a treinar juntos, mas vão se separar novamente. “Agora ele vai voltar para Susanna, que quer levá-lo para o European Non Pro Derby. Este foi um pequeno parêntese feliz para mim”.

Tina Kunster-Mahl e Mizzfire

Os reservados campeões nível 4 foram Gennaro Lendi, italiano assim como Pier, com Sugar Little Step, e Cira Baeck, da Bélgica, com Gunstep. Massimiliano Ruggeri com Wimpy Margarit, foram os reservados campeões do nível 3. A vitória no nível foi ficou para Chica Little Step, apresentada por Aldo Lorenzoni, nota 216. No nível 1, o título foi de Massimo Villa com Hollywood Gun Kid e a nota 213.

Com 52 finalistas, a Non Pro também conheceu seus campeões. No nível 4, a vitória foi de Tina Kunster-Mahl e Mizzfire, com 222. Ela também ganhou o nível 3, montando Theo Boom Shernic, nota 216,5. Seus dois cavalos na final e dois títulos. Ela bateu Gina Shumacher, que tinha quatro cavalos na final e liderava.

Por Luciana Omena
Fonte: Salone del Cavalo Americano
Fotos: Andrea Bonaga

Deixe um comentário