Campeões Mineiros e Baianos ANCA na temporada 2017/2018

Campeonato Nacional acontece agora em junho, junto ao maior evento mais esperado, o Potro do Futuro

Quando você decide iniciar em uma modalidade, procura alguma que tenha em sua cidade, ou pelo menos perto, para poder manter uma rotina de treinos e competições. Na Apartação, a maior concentração de cavalos, treinadores e competidores é em São Paulo, mas a Associação Nacional do Cavalo de Apartação mantém três núcleos hoje ativos em outras regiões. Um deles, no Mato Grosso do Sul, estado com tradição em cavalos com linhagem e boi.

Gildo Vendrame

Minas Gerais e Bahia são os outros dois. Em Minas, o cavalo Quarto de Milha tem uma força importante. Esta é a raça mais forte dentro da modalidade. Para classificar competidores e cavalos ao Campeonato Nacional, os Núcleos Regionais devem fazer de três a seis etapas a cada temporada, que vai de julho a junho, período denominado como ano hípico. Fortalecer o esporte equestre nos Estados é missão de qualquer associação de modalidade, e a ANCA está sempre engajada nesse propósito.

A terceira etapa do Campeonato Mineiro ANCA 2017/2018 aconteceu nos dias 25 e 25 de maio, na Fazenda Santa Helena, em Matozinhos. Estava em jogo o título da etapa, mas também os de campeões estaduais. Ao vencer a terceira etapa, Gildo Vendrame, com Bluish River, carimbou seu título de campeão mineiro na Aberta Junior. De propriedade de Henrique Almeida Prado Miranda, o cavalo foi segundo lugar na primeira etapa e ganhou as outras duas. AGF Justin Super Cat e Dualena Kats Queen dividiram o título na Aberta Classic. Justin Super foi apresentado por Djair Nunes de Oliveira e Dualena por João Paulo Ferreira de Melo.

Premiação da Principiante em Minas

Na Aberta Livre, a campeã mineira foi Stanalena, apresentada por Adilson Cristiano Marcelino. Robert Silva Mendonça levou Bet N Boosmal ao título de campeã mineira na Aberta Limitada. As demais categorias, a classificação é do cavaleiro. E foram ainda campeões mineiros 2017/2018: Felipe Simões Zica – Non Pro; Leandro Marcio dos Santos – Amador; João Renato Pereira Lara – Master; Arthur Zica Geo e Bruno Rezende Simões – Principiante. O campeonato mineiro reuniu nessa temporada 205 inscrições e premiou ao todo com R$ 55.385,86.

Jadson Moura de Góes

Ainda em crescimento, o Campeonato Baiano ANCA 2017/2018 contou com 123 inscritos nesta temporada. A terceira e última etapa foi realizada no Haras Pena Branca, em Varzedo, dias 26 e 27 de maio. Na Aberta Livre, o campeão baiano foi Bala no Alvo Dual, filho de Mr Jay Dusk e Beth Dual, de propriedade de Paulo André Jesuino dos Santos e apresentado por Carlos Eduardo Costa Braun. Apresentado por Jadson Moura de Góes, Hy Laredo (Laredo Blue x Streak Hy) foi o campeão da temporada na Aberta Limitada.

Bala no Alvo Dual

O conjuntou ficou com outro título também. Na Non Pro, o campeão baiano foi Jadson Moura de Góes, montando Hy Laredo. Na Amador, Aloísio Figueiredo Andrade Júnior dividiu o título com Jadson Moura de Góes. Também foram campeões pela Bahia: Jorge Tadeu Dantas Lemos – Master; Henrique Sampaio Braun – Jovem; Aloísio Figueiredo Andrade Júnior – Principiante.

O próximo encontro deles será no Campeonato Nacional e Copa Interestadual, em São Paulo, na Fazenda Barrinha, de 26 de junho a 1° de julho. Mais informações: www.anca.com.br.

Por Luciana Omena
Fotos: ANCA

Deixe um comentário