Geral

Copa do mundo, paixão nacional e o amor pelos cavalos

Publicado

⠀em

É possível unir a bola e os cavalos em uma mesma partida. Prova disso é o Pólo Equestre. Veja como este esporte se aproxima bastante do futebol!

Hoje, 14 de maio, o árbitro dará o apito inicial para a copa do mundo 2018. E nós, que amamos cavalos, demos um jeitinho de unir essas duas paixões: bola e cavalos!

Foto: Fábio Vicente

Um dos esportes equestres que mais se aproxima do nosso amado futebol é o Pólo Equestre: Tem dois times em campo, gramado, juiz, gol e bola! Com um plus, os cavalos!

No Pólo Equestre, apesar da partida também ocorrer em um gramado, o campo é bem maior do que vemos nos estádios de futebol e medem 275×180 metros. Já nos tradicionais estádios o gramado tem medida de 100 a 110 metros de comprimento, e entre 64 e 75 metros de largura.

O objetivo aqui é o mesmo, conseguir marcar o maior número de gols em comparação ao adversário. A distância entre as traves, no Pólo é de 7,3 metros. Enquanto nas arenas a largura é de 7,32 metros por 2,44 metros de altura.

Foto: Dinheiro Rural

A bola, no Pólo, não é de couro, e sim de madeira ou plástico resistente. Em vez das chuteiras, são os tacos que entram em contato com as bolinhas. Nas partidas de futebol 11 jogadores de cada time entram em campo, contra apenas 4 elementos em cada equipe de Pólo, sendo o nº1 e nº2 atacantes, o nº3 meio de campo e o nº4 defensor.

Em campo, os jogadores de futebol correm por 90 minutos, divididos em dois tempos. No Pólo, cavalos de aproximadamente 1,5 metros ou 1,6 de cernelha disputam os chukkas (tempos) que variam de acordo com o nível da partida. São entre 4 a 6 chukkas por partida, sendo que cada um deles de duração de 7,5 minutos e é feito um intervalo de 3 minutos entre cada um deles. Porém, na metade da partida é feita uma pausa de 5 minutos.

Em ambas partidas há um árbitro que se ocupa da correta aplicação das normas. No Pólo, juízes montados a cavalos e um árbitro, que fica fora do campo, controlam o jogo. Os cavalos devem ser trocados a cada chukka e só poderão ser utilizados duas vezes no mesmo jogo, caso sua condição física esteja comprometida, serão eliminados da partida. Já no futebol, o máximo de substituições em uma partida é de três jogadores em cada equipe.

A Copa do Mundo 2018 será realizada na Rússia entre os dias 14 de junho e 15 de julho e terá 32 equipes na disputa pelo título.

Por Juliana Antonangelo

WordPress Ads
WordPress Ads