AQHA é a maior associação de equinos do mundo, mas isso não significa que não tenhamos algumas curiosidades divertidas que você talvez nem conheça!
A American Quarte Horse Association é uma associação muito grande e complexa. Competir, montar, correr, atividades do rancho e criação são apenas algumas das categorias da indústria de cavalos Quarto de Milha que lidamos diariamente. Com toda essa responsabilidade, e notoriedade, surgem alguns fatos bem legais. Se você é um ‘nerd trivia’ como Lauren Moore, estagiária de marketing da AQHA que reuniu esses fatos, vai gostar do que temos a seguir.
O Miexed Horse pode ser um dos cavalos mais reconhecidos do mundo1- The Mixer Horse – Existem muitos mitos sobre qual é o cavalo no logotipo da AQHA. Esta pintura lendária tem sido o que todos os proprietários de cavalos querem ver em seus exemplares QM, mas a verdade é que não é um cavalo real. O pintor Orren Mixer não usou um cavalo real como modelo. A partir de uma icônica pintura ele criou o American Quarter Horse ‘ideal’. Da para crer?
Wimpy2- Wimpy – A maioria de nós sabe que o Wimpy P-1 recebeu o número 1, mas muitos não sabem por quê. Os fundadores da AQHA reservaram o registro número um para o garanhão que ganhou a Southwestern Exposition and Fat Stock Show, hoje conhecida como Fort Worth Livestock Show. Aquele cavalo era Wimpy, que foi criado pelo King Ranch. O P-1 significa Registro Permanente.
3- The American Quarter Horse Journal – A revista é uma publicação que se tornou comum nas casas dos amantes da AQHA e do cavalo Quarto de Milha em todo o mundo. O que você talvez não saiba é que a revista começou a ser publicada em 1948.
Zippo Pine Barr4 – O Quarto de Milha na Casa Branca – Os presidentes dos Estados Unidos têm a reputação de ter coleções de animais durante seu tempo na Casa Branca. Em 1956, o presidente Dwight Eisenhower foi presenteado com dois cavalos Quarto de Milha – Doodle De Do e Sporty Miss – que foram os sortudos que conseguiram morar na Pennsylvania Avenue.
5 – All American Quarter Horse Congress – O maior show de uma única raça do mundo, o All American Quarter Horse Congress, começou pequeno. Em 1967, a Ohio Quarter Horse Association realizou seu primeiro Congresso em Columbus, Ohio. O resto é história!
6 – AJQHA – Embora seja agora conhecida como a American Quarter Horse Youth Association, a American Junior Quarter Horse Association teve sua primeira reunião em 1970. Com uma adesão inicial de três mil pessoas, é seguro dizer que esta associação cresceu bastante. A afiliação da AQHYA agora é de aproximadamente 22 mil jovens em todo o mundo.
7 – AQHA World Show – O Lucas Oil AQHA World Championship Show é um evento que todos esperamos ansiosamente todos os anos. No entanto, em 1974, quando o primeiro foi realizado, foi diferente do que estamos acostumados hoje. Aconteceu em Louisville, Kentucky. Só em 1976 passou a ser realizado em Oklahoma City. Participaram do primeiro 692 cavalos em Louisville, representando 40 estados e cinco províncias canadenses. Hoje são 23 mil inscritos!
Invitation Only8 – All-Time Leading Sires – De 1996 a 2014, por 18 anos, Zippo Pine Bar detinha o título de melhor garanhão de todos os tempos, com base em pontos ganhos. Invitation Only tirou esse título de Zippo Pine Bar em 14 de outubro de 2014, quando ultrapassou a marca de 77.061.5 pontos, dois pontos e meio a mais.
9 – AQHA Convention – Setenta e cinco pessoas se reuniram no Fort Worth Club em 15 de março de 1940 para a primeira convenção da AQHA, onde Bob Denhardt apresentou uma carta que foi inspirada na National Horse and Mule Association. Tudo tem que começar em algum lugar, certo?
10 – Texas – Mais cavalos Quarto de Milha vivem no Texas do que em qualquer outro lugar do mundo. Atualmente, existem mais de 420.000 exemplares nesse estado americano. Para colocar isso em perspectiva, o total de exemplares da raça que são registrados fora dos Estadois Unidos chega a cerca de 410.000 – incluindo os 250.000 do Canadá. O ditado de eu ‘tudo é maior no Texas’ não é brincadeira!
Fonte e Fotos: AQHA