Rodeio

Após se recuperar de fratura, competidor ganha sua primeira fivela

Publicado

⠀em

Paranaense venceu pelo Circuito Rancho Primavera na cidade de Iacri

Aos dezenove anos, José Alberto de Castro, de São Jorge do Patrocínio/PR, ganhou sua primeira fivela de campeão em um rodeio. Foi na Festa do Peão de Iacri, São Paulo, etapa do Circuito Rancho Primavera, primeira etapa da Copa Inverno da temporada 2018, que aconteceu de 21 a 24 de junho.

Desde os doze anos de idade, José Alberto se arrisca em cima de bezerros e garrotes. Como se fosse quase uma regra, para todo competidor que começa, os treinos eram escondidos. “Meus avós tinham medo que eu me machucasse, então íamos montar escondido, acredito que quase todos começam assim”, disse Alberto.

Dois competidores foram fundamentais no início da carreira de José Alberto. Claudinei da Silva, o ‘nego’, que o incentivou no começo, depois Ademir Cândido, o ‘Negão Terra Boa’, com quem morou um tempo e o ajudou a chegar e entrar nos grandes rodeios.

Em 2016 e 2017 foram anos em que as coisas estavam acontecendo para José Alberto de Castro, montando em grandes rodeios, entrando em finais, vencendo eventos. Até que, em Araxá/MG, em abril de 2017, uma fratura no fêmur colocou um balde de água fria em sua carreira e gerou desconfiança sobre seu retorno.

“Muitas pessoas disseram que minha carreira havia acabado, que eu pegaria medo e não conseguiria montar. Confesso que pegar a confiança de volta é muito complicado, no primeiro animal que montei demorei pedir para abrir a porteira, mas quando o touro pulou, e minha perna não doeu, consegui ter essa confiança de volta já na primeira montaria. Deus foi fiel comigo e voltei”.

E claro, ele ficou bem feliz com a vitória em Iacri, pois é algo que aumenta sua confiança ainda mais. “Aproveito para agradecer o Rogério Paitl pela oportunidade, nesse momento delicado de uma volta de contusão”. Com a vitória, José Alberto assumiu a liderança da Copa Inverno, que terá sua final em Pompéia/SP, em setembro.

O competidor também acha esse formato de competição interessante. “Cheguei agora no campeonato, estou para trás no ranking geral, mas já estou liderando a Copa Inverno, isso é importante, por que dá aquele gás para ir montando touro a touro para tentar vencer esta Copa”, finalizou.

José Alberto somou 347,75 pontos. O segundo lugar em Iacri ficou para Chaster Pereira, de Bom Despacho/MG, com 340,25 pontos, e em terceiro, Júlio Cesar Rodrigues, de Novo Horizonte do Sul/MS, com 339,75 pontos.

Colaboração: Eugênio José
Fotos: Ricardo Mariotto

WordPress Ads
WordPress Ads