Geral

Aproveite melhor a primeira prova com seu cavalo

Publicado

⠀em

Cada vez que você entrar em pista, terá novas oportunidades para aprender o que funciona e o que não funciona com este seu novo companheiro

Não importa o quão experiente ou bem treinado seja seu cavalo. Se vocês formaram recentemente uma nova dupla, precisam de estratégias adequadas para a primeira apresentação.

Existe uma máxima que diz: ‘Às vezes você ganha, e às vezes você aprende’. Quando se vai para uma competição com um novo cavalo, com o qual ainda se está formando um conjunto, você não deve ter em mente a vitória. Deve-se esperar que tudo ocorra bem, entretanto, se isso não acontecer, você aprende com as experiências vividas. Cada vez que você entrar em pista, terá novas oportunidades para aprender o que funciona e o que não funciona com este seu novo companheiro.

A preparação deve começar em casa, onde você poderá testar seu cavalo para conhecer as reações dele em determinadas circunstâncias. Essa é a hora para fazer os ajustes necessários, pois assim, você terá uma apresentação mais consistente e capacidade de saber lidar com situações de imprevistos. Não importa a modalidade, atente-se como seu cavalo responde aos seus comandos.

Antes da prova

A sugestão, para uma primeira apresentação com seu novo cavalo, é chegar no local da prova, se possível, com um ou dois dias de antecedência.  Isso permitirá que o cavalo conheça o local, a pista, etc. Essa também é a oportunidade de ver como aquele animal reage fora de casa. Na maioria das vezes, o cavalo funciona melhor em casa, onde ele é mais confortável. Neste momento, você poderá encontrar áreas que necessitam de atenção e trabalhá-las.

Use o aquecimento para ter a certeza que o seu cavalo compreende e aceita suas sugestões, correções e liderança, assim como ele fez com o treinador ou proprietário anterior. Para um cavalo, cada um que o monta lhe é diferente, assim como cada local de prova. Neste momento de aquecimento, na competição, você perceberá se o animal é calmo e relaxado, ou se ele é mais quente fora de casa.

Esta também será a hora para lembrar seu cavalo das técnicas que vocês trabalharam juntos em casa. Suas respostas devem ser as mesmas, não importa onde ele esteja.

Apresentação

Você deve entrar em pista confiante, e resistir a tendência de pensar que porque trata-se de um cavalo novo, você não terá bons resultados. Outra recomendação, que deve ser praticada, desde a primeira vez em que montar seu novo cavalo, é manter a cabeça elevada e o olhar sempre para frente, isso o ajudará, caso precise tomar alguma decisão instantânea durante a prova. Além disso, o cavalo pode perceber sua postura e isso te fará guiá-lo com mais confiança.

Após a apresentação, faça um balanço de como foi sua performance. Se a apresentação não foi tão boa quanto planejado, não fique chateado, pense nas técnicas que deram certo. Independentemente do quanto se dedicou junto com seu cavalo nos treinos, a sua primeira vez na arena será uma apresentação para, basicamente, coletar informações. O que você aprender com essa experiência deve ser empregado nas próximas competições.

Acima de tudo, desfrute dessa primeira apresentação. Não importa se é sua primeira prova com este cavalo, ou se é sua primeira prova como competidor, a experiência é incrivelmente boa. Muito do desempenho deve-se ao foco do cavaleiro e da confiança que transmite ao animal. É importante também nunca ter confiança excessiva, pois isso faz com que muitos competidores passem a montar no ‘piloto automático’, e isso não é positivo para uma boa performance.

Em suma, a primeira vez que for para uma prova com seu cavalo não espere milagres, e nem conte com a sorte. Certifique-se de fazer tudo o que puder para eliminar qualquer necessidade de sorte. Esteja pronto, isso é fundamental para ir bem na sua primeira prova.

Por Craig Johnson e Abigail Boatwright
Traduzido e adaptado por Juliana Antonangelo
Fotos: Abigail Boatwright

WordPress Ads
WordPress Ads