Chuva marcou tarde dessa quarta-feira e os prejuízos foram grandes
Vários estragos foram registrados na cidade de Londrina/PR devido a um temporal com ventos de até 73 km/h. O Parque Governador Ney Braga e todo o evento da ABQM que acontece no local foram atingidos na tarde desta quarta-feira, 17. De acordo com Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), ventos acima de 50 km/h são considerados fortes.
A ventania foi tão forte que derrubou a estrutura de um posto de combustíveis em cima de uma caminhonete, por exemplo. No recinto, tirou a lona da cobertura das pistas, balançou estandes e alagou também dentro de todas as pistas. Algumas provas foram adiadas para hoje, 18, como os Três Tambores, e outras deram uma pausa e seguiram ontem mesmo a programação.
Quem mais sofreu foram os cavalos, com certeza. Com mais de sete mil inscritos, a ABQM está realizando até domingo, 21, o 39º Potro do Futuro, 12ª Copa dos Campeões, 4º Derby e 1º Juvenil. Os piores relatos dos competidores no local foram mesmo no momento das chuvas. Depois de tudo mais calmo, os danos foram controlados. Muita gente registrou as cenas nas redes sociais.
Pista de Ranch Sorting ontem. Foto: CedidaPara poder dar tempo de restaurar a estrutura da pista, a Arena Organnact teve início das provas às 13 horas. Nos Três Tambores, a previsão é que se encerre a classificatória do Potro do Futuro Pro Light – que corre no momento – e Aberta Castrado. E também que sejam realizadas as categorias Aberta Consolação, classificatória Potro do Futuro Feminino e Copa dos Campeões Aberta Sênior e Pro Light.
Na Arena Vetnil, a programação começou com Laço Cabeça Copa dos Campeões Aberta Júnior, Aberta Sênior e Aberta Castrado, Pro Light e Aberta Master. Rafael Correra Paoliello marcou 223,5 na Aberta Castrado, com Dual Rey Player PDL. A maior nota da Copa no Laço Cabeça. Ele também venceu e foi vice na Aberta Junior. Com Heavens Wind marcou 219 e com Hydrive Bad Boy, 217,5.
O Laço Pé teve Derby Aberta e classificatória e final do Potro do Futuro Aberta, Aberta Castrado e Pro Light. Corre no momento a classificatória da Aberta Livre. A melhor nota, até o momento, é do conjunto Francisco de Assis Soares Araújo Filho e A Yellow River EO, 226.
O Ranch Sorting voltou à Arena Ram para concluir a programação. Em pista as categorias da Copa dos Campeões: Amador Master A, Amador Master B, Amador Principiante, Jovem até 13 anos, Jovem 14 a 18 anos, Jovem Principiante e Família. Entre os premiados de hoje, Douglas Henrique Pultz, com Wood Dun’it SJC, e Paulo Roberto Arrais Serôdio, com Hollywood Whiz Dunit, 40s543 na categoria Família.
Larissa Durigan, destaque no Breakaway RopingO menor tempo da Copa na modalidade ficou para Luiz Augusto Ribeiro Tranquillini, com Somebody Missy JTR, e Lucas Santana Hisbek, com Xilika Fire. Eles marcaram 25s952 na disputa da Amador ontem.
A programação da Arena Ram no momento é o Team Penning, com Derby na categoria Aberta. Ainda está nos planos correr a Amador e Jovem. Depois Potro do Futuro, classificatória e final de Aberta, Amador e Jovem. E ainda Copa dos Campeões Aberta, Aberta Master, Feminino, Amador, Amador Master A, Amador Principiante, Amador Master B, Jovem e Jovem Principiante.
Mas há relatos que que a chuva forte voltou a cair sobre a cidade. A pista da Arena Ram é uma das mais atingidas. Ainda não sabemos se a ABQM irá paralisar o evento como um todo. Também está na programação o 4° Leilão Rancho Faria, às 19s30, que está confirmado para acontecer no Tattersal.
Todas as informações, provas em tempo real, resultados: www.abqm.com.br/potrodofuturo/pt/.
Por Equipe Cavalus
Fotos: ABQM/Divulgação