Foi o encerramento de temporada da ANCH, a Associação Nacional da modalidade
Através da união de alguns entusiastas da modalidade, a Associação Nacional de Working Cow Horse realizou mais um evento. A temporada 2018 terminou com o Potro do Futuro ANCH e o Campeonato Nacional ANCH, reunindo 33 inscrições e R$ 8 mil em prêmios.
Potro do Futuro AbertaSe a chuva nesse mesmo evento do ano passado foi o ‘tempero’, esse ano o sol brindou um dia maravilhoso no Rancho Karoline, em Avaré/SP. As competições foram realizadas dia 10 de novembro e o balanço que a presidente faz é bastante positivo.
Campeonato Nacional Aberta“Não ter chovido foi, certamente, um alivio. A pista estava muito boa, o tempo ajudou bastante, então tivemos apresentações dignas do nível da modalidade. No geral, estamos super felizes”, afirmou Karoline Rodrigues.
A modalidade ainda não tem um número de participantes que é desejado por todos, mas a ANCH vem buscando mudar esse panorama. Uma das alternativas, é aumentar a premiação. “Nossas provas são oficializadas pela ABQM e com a parceria, conseguimos entrar no programa de fomento e receber um valor em dinheiro para ajudar na premiação. Para um núcleo tão pequeno como o nosso, é uma boa forma de sobreviver”.
Aberta Sênior IntermediáriaKarol reforça que para 2019, irão pleitear uma ajuda um pouco maior para melhorar ainda mais o que é oferecido de prêmio nas etapas. “Temos muitos cavalos e treinadores de outras modalidades que se dariam muito bem no Cow Horse e queremos atrativos para que eles venham às nossas provas. Sabemos que uma boa premiação ajuda no aumento de número de inscritos”, lembrou a presidente.
O juiz foi Luis Celso Cuba, que julgou pela primeira vez na ANCH. A Associação tem uma meta de sempre trabalhar com um juiz diferente a fim de dar oportunidade para os oficiais da ABQM que estão disponíveis para a modalidade. “Tentamos ao máximo não repetir juiz, pois achamos que essa é uma forma onde todo mundo ganha”.
Campeonato Nacional Amador JuniorNa pista, o destaque vai para o recordista de potros do futuro ABQM, Nelsinho Rodrigues. Ele venceu o Potro do Futuro ANCH Aberta com Gold Shine Bee, 71 na rédeas e 72 no boi, 143 no total. Ele também levou o Campeonato Nacional ANCH Aberta Junior, com Pepto Roan Cat, 72,5 na rédeas e 73 no boi, total 145,5 pontos.
Mas foi com Brew Dual que a família Rodrigues pode comemorar ainda mais. Tanto na Aberta Senior como na Amador Senior, a nota no boi foi 74, a maior do dia. Com Nelsinho, Brew levou o título na Aberta, total 147,5 pontos, e na Amador com Karol, 147 pontos para vencer.
Campeonato Nacional Amador Senior“Nossa primeira prova em novembro de 2015, quando ganhamos o Snafle Bit ANCR. E hoje, três anos depois, ele segue mostrando o quanto é especial e merece nosso amor e respeito. Melhor cavalo de Working Cow Horse de 2018, invicto no Amador esse ano ganhando todas as provas que corremos na ABQM e ANCH. E agora estreando no Senior com títulos na Aberta e no Amador. Obrigada, Rosilhão!”, falou emocionada Karol.
Na Aberta Intermediaria no Potro do Futuro, o campeão foi Marcelo Moreno, Agasga MEga Gunner, 139 pontos. Marcelo Moreno também venceu o Potro do Futuro Amador e Amador Intermediário, Agasga MEga Gunner, 139,5 pontos. Com Cats For Thecattle, Djalma Bezerra levou: Campeonato Nacional Aberta Jr Intermediário, 138 pontos e Nacional Amador Jr, 141 pontos. Djalma também foi campeão Amador Sr Intermediário, com Spooky Safari, 139 pontos.
Jovem PrincipianteDisputam no Intermediário os competidores que não ficaram entre os seis mais pontuados em provas da modalidade na ABQM nos últimos três anos. Essa divisão por níveis foi instituída pela ANCH nesta temporada, para as categorias Aberta e Amador. Outro fomento dessa temporada foi a categoria Box (equivalente ao Limited Non Pro nos Estados Unidos), para cavaleiros que nunca correram boi na cerca.
Box AmadorMarília do Valle, com Brew Dual, levou o título da categoria Box Amador, nota 71. Encerrando a galeria de campeões dessa última prova do ano da ANCH, na Jovem Principiante, uma cavaleira completa está se formando. Ana Thereza Mendes ficou com as três posições da prova. Com Brew Dual marcou 143, com Shine Quiz QR marcou 140,5, e com Ima Spin N Gun marcou 137,5.
Por Luciana Omena
Fotos: Plusoneandahalf