Imprime em seus filhos suas características genéticas e morfológicas essenciais para as modalidades Tambor e Baliza!
Filha do lendário Trouble Two Times, a égua foi adquirida em 2010 pelo casal Antonio e Priscila Kyriazi, sendo uma das filhas mais pontuadas do garanhão, com 233 pontos de Registro de Mérito Superior em Baliza e Tambor nas classes Aberta, Amador e Jovem.
“Nossos animais estavam alojados no CT Fio e estávamos procurando mais um cavalo de competição de ponta, de preferência uma fêmea e o Fio nos indicou a Candy, pela sua constância e firmeza nas pistas, garantindo que ela tinha muito mais resultados para conquistar. Compramos – a como sendo o típico cavalo de amador, que hoje em dia é muito procurado: fácil, veloz e fiel. Na época Fio garantiu que ela era excepcional. E ela nos proporcionou muitas alegrias, pois em pouco tempo os tempos baixos e os resultados vieram,” conta Antonio Kyriazi.
Candy Two Times está alojada no Haras Fazenda Alegre, em Porto Feliz/SP, e nos anos sob os cuidados do casal, teve excelentes resultados em pista com a matriz.
Os menores tempos da Candy em pista são: 17s096 no Tambor e 19s779 na Baliza, tendo um currículo repleto de vitórias, sendo as mais importantes: Grande Campeã do 21º Congresso ABQM 2011 Seis Balizas Aberta Sr. e de Três Tambores Amador Princ., Grande Campeã do 29º Campeonato Nacional ABQM 2006 Três Tambores Jovem Princ., Reservada Campeã 2º Latin American Championship AQHA 2013 Seis Balizas Aberta Sr., Reservada Campeã 4ª Copa dos Campeões ABQM 2010 Seis Balizas Aberta Sr., Reservada Campeã do 20º Congresso ABQM 2010 Três Tambores Jovem, Campeã da 6ª etapa do 11º Regional Oeste Seis Balizas Aberta Sr., Campeã 2ª Etapa 11º Regional Oeste Três Tambores Feminino, Campeã 2ª Prova do Rancho Mariana Três Tambores Exibição e da 2ª Etapa do 15º Campeonato NBQM , Campeã da 3ª Etapa 28ª Campeonato Paranaense Três Tambores Jovem, ente muitas outras vitórias nas diversas categorias e pistas.
“Quando começamos a competir tivemos um pouco de dificuldade, pois ela literalmente arrancava a gente da sela e mesmo se desequilibrando no seu lombo ela ia lá e buscava o tempo baixo, mas logo formamos conjunto e a cada prova conseguíamos fazer tempos mais baixos e passadas mais perfeitas,” expõem Kyriazi do entrosamento com Candy em pista.
Na reprodução sua primeira geração foi Potro do Futuro 2015. “A primeira geração de seus filhos corresponderam muito bem nos treinamentos. Candy imprime em seus produtos suas características genéticas e morfológicas, que são fundamentais para modalidade. Procuramos realizar vários tipos de cruzamentos, com os melhores garanhões como: Victory Fly VM, Top Firewater, Black Bryan VM, Aim Ta Fame, El Shady Zorrero, Designer Red e Fisher Dash. Candy é excepcional e os garanhões escolhidos são comprovados e possuem filhos que já fizeram história nas pistas, inclusive fazendo tempo na casa dos 16s.”
A matriz tem todos os cuidados para um bom desenvolvimento de suas atividades, sendo uma atleta, possui manejo e alimentação balanceada e de alto nível. Após o treino diário, fica solta em um piquete arborizado que possui um capim de excelente qualidade e a noite é recolhida para a baia. Esta sempre submetida a exames clínicos pelo veterinário responsável, faz quiropraxia e acupuntura, além é claro dos cuidados com cascos sendo realizado o ferrajamento. Tudo isso visando a melhor qualidade de vida dela para que possa ter um bom desempenho nas competições.
“A Candy é muito especial pela sua habilidade e versatilidade em diversos tipos de pistas, tanto nos Três Tambores como nas Seis Balizas. É uma égua constante e fácil que dá tempos baixos, tanto sendo montada por treinadores, como por amadores e jovem. Ela é uma égua que podemos confiar, gosta de competir e possuí um coração enorme, a cada passada ela se doa totalmente superando seus limites,” fala com carinho o casal Kyriazi.
Por Verônica Formigoni
Foto: Beto Negrão