Foi a 19ª edição da Prova do Issao e distribuiu R$ 430 mil em prêmios, se consolidando como uma das maiores provas da modalidade no Brasil
A 19ª Prova do Issao foi realizada tradicionalmente no berço da modalidade de Laço no Brasil, Rancho Quarto de Milha, Presidente Prudente, de 3 a 5 de maio. Segundo a organização, foram feitas 3500 inscrições em três dias de evento e uma premiação de R$ 430 mil foi distribuída, entre dinheiro, fivelas, carros, caminhonete, jaquetas, chapéus importados, mantas e sacolas de laço.
“Correu tudo bem a prova, tivemos aí a novidade da gravação das cenas do longa metragem Além de Nós, que foi uma dinâmica diferente para todos nós, mas que deu tudo certo”, expôs Issao Kusahara Junior, organizador.
As emoções da locução de cada laçada ficaram por conta de Alessandro Mendes, que há anos já acompanha o evento, trazendo muito mais adrenalina nas finais. “A prova do Issao tem uma tradição, uma grande premiação, competidores dos quatro cantos do Brasil. Cada laçada é uma nova história escrita no Team Roping, e é uma satisfação muito grande levar um pouco de emoção através da minha voz”, contou Alessandro.
As disputas aconteceram nas somatórias #8, #9, # 7, #6, #4 e #5, 7ª Prova Prime Horse de Laço em Dupla Iniciante – #3 e #2, correndo em duas pistas simultâneas. Destaque para Felipe Cunha, que venceu duas somatórias, a #8 formando dupla com Kaká Costa, média de 8s61, e #7 com Bruno Perdizes, levando para casa dois carros ‘zero’ km.
“Essa prova ela é cobiçada, principalmente pela fivela. É muito concorrida e difícil de ganhar, mas esse ano foi muito bom e acertei com dois parceiros diferentes. Estou muito feliz!”, falou Felipe Cunha.
A tradição da Prova do Issao vai além de apenas os laçadores e sua equipe, mas com seus patrocinadores e parceiros, como é o caso do Ateliê Acuña, que fabrica as famosas fivelas Argentinas. “Há 12 anos fazemos a Prova do Issao, começamos quando o Lincoln ainda era parceiro. Essa prova ela é diferente, para nós a melhor de todas, a cada edição conhecemos novos clientes e o público é de todos os lugares do Brasil. Estão todos de parabéns”, declarou Fernando Acuña.
Novidade
A grande novidade dessa edição foi que a prova foi o cenário da sequência de cenas que formam o clímax do longa metragem Além de Nós, estrelado por Thiago Lacerda, Miguel Coelho, Ingra Liberato, e participação de um grande elenco. Estreou como doublê o laçador Thales Araújo. O filme será rodado em oito cidades e passará por sete Estados. As gravações tiveram início no Rio Grande do Sul e se encerram no Rio de Janeiro.
“Além de Nós é um road movie que parte do campo, transita por diferentes culturas regionais do Brasil, rumo a um grande centro urbano, em uma aventura de descobertas e transformação interior”, pontuou o diretor Rodrigues.
Issao finaliza: “Agradeço a todos os laçadores que vieram prestigiar a prova, a todos os nossos parceiros, a equipe de trabalho e aos nossos patrocinadores, sem vocês não seria possível realizar mais um grande evento. E aguardem que os 20 anos vem com muito mais coisas boas”.
A 20ª Prova do Issao vem para marcar a consolidação de uma marca, de uma história do Team Roping no Brasil.
Confira os campeões:
Por Verônica Formigoni
Foto: divulgação