Bob Loomis, um humilde campeão!

Entrou para o AQHA Hall of Fame na categoria treinador em 2012, imortalizando seu legado ao mundo do cavalo

As lendas da indústria do cavalo mundial – homens e mulheres que abriram portas, mudaram o pensamento e foram além – chegaram nesse status não pela glória, mas porque viram um caminho melhor. Entre esses nomes está um homem cuja marca será impressa para sempre no mundo dos cavalos. Sua visão corre nas maiores linhagens de cavalos e ele mudou para sempre o curso do esporte que ama.

O homem de que falamos é Bob Loomis, com um legado de mais de 50 anos de sucesso testado pelo tempo. Como competidor, foram 12 campeonatos mundiais e seis títulos de NRHA Open Futurity (1976, 1978-80, 1984, 1986), mais do que qualquer outro treinador. Os elogios o seguem até hoje por onde quer que vá. Ainda assim, afinal, o que o motiva nunca foram os títulos ou prestígio, mas os cavalos, puros e simples.

“Quando eu tinha 23 anos em 1966, foi quando comecei a treinar profissionalmente”, lembra. “E adoro cada minuto desde então”. É um amor que construiu o homem, construiu o sonho e construiu a lenda. Quem conhece Bob Loomis conhece um humilde campeão que viveu a história da NRHA desde o primeiro dia. Participou do primeiro Futurity de Rédeas em 1967. “A Rédeas tem sido tão boa para mim que me sinto abençoado”.

Bob Loomis
Bob Loomis venceu o NRHA Futurity de 1980 a bordo de Topsail Cody

Um ícone não só da Rédeas, mas do cavalo de modo geral, também foi presidente da NRHA em 1982. Além de treinar e montar diversos cavalos campeões mundiais, ele escreveu livros sobre treinamento, como ‘Reining: The Art of Performance in Horses’, e foi introduzido no Hall da Fama da NRHA em 1992. Nascido em Nebraska, Bob vive em Oklahoma, onde cria cavalos e gado Texas Longhorn.

Três gerações de reprodutores de mais de um milhão de dólares passaram pelas mãos de Bob: Topsail Cody (Joe Cody x Doc Bar Linda), Topsail Whiz (Topsail Cody x Jeanie Whiz Bar) e West Coast Whiz (Topsail Whiz x My Moon Stone Chex). O único a alcançar esse feito. Topsail Whiz, desaparecido em 2009, por exemplo, tem em seus filhos nada menos que US$ 11 milhões de dólares em ganhos. Cromed Out Mercedes e Smoking Whiz também fazem parte da galeria de Loomis como garanhões.

Ainda falando de cavalos, os títulos do Futurity NRHA foram com Benito Paprika (Docs Benito Bar x Paprika Cody); Lady El Dorado (Docs El Dorado x Birthdays Lad); Cassandra Cody (Joe Cody Dudes x Baby Dol); Topsail Cody; Miss Della Doc (Docs Poco Bueno x Tamas Sue Skip) e Sophie Oak (Docs Oak x Lifesaver).

Bob Loomis
Bob e a esposa Pam

A carreira é longa, com uma bela história de sucesso. Após retirar-se das pistas de competição, continuou um programa de criação, iniciado em 1974, que influenciou linhagens consagradas que circulam pelos grandes cavalos de hoje. “Meu programa de criação começou porque eu tinha uma paixão por isso, e ninguém criava o tipo de cavalo que eu queria montar”. Ele é um estudioso constante do cavalo, aprendendo, adaptando e evoluindo para criar os campeões de amanhã.

Um grande parceiro de Bob e do Loomis Ranch, o médico veterinário o Dr. Tyler Troop atesta: “Bob é alguém com quem eu aprendi muito e foi pioneiro no setor”. Os dois viraram noites buscando soluções para evitar problemas de saúde que encurtassem a vida competitiva dos cavalos. “Nós trabalhamos duro para fornecer a melhor base possível para as éguas, para os bebês no útero e depois que nascem. Você pode ter um ótimo cavalo, mas se eles não passam no vet-check, é uma decepção”, reforça Bob.

Na visão dele, se começar a tratar os potros depois de nascidos e já crescidos, fica tarde demais. Bob Loomis seguiu esse caminho e pode contabilizar três gerações de Million Dollar Sires que ele treinou, apresentou e criou. Segundo Dr Troop, Bob se convenceu de que doenças como a Osteocondrite Dissecante deviam ser tratadas nas éguas primeiro e depois quando nos bebês que estavam no útero.

Ao lado do Dr. Tyler Troop
Ao lado do Dr. Tyler Troop

A OD resulta na fragmentação da cartilagem e do osso e permite que esses fragmentos se movam dentro da cápsula articular, causando possíveis danos, dor e claudicação. “Ele sabia que a nutrição poderia mudar o jogo e sempre foi aí que ele se concentrou”. No programa de criação dele nunca faltou feno da melhor qualidade e alguns suplementos selecionados para preencher as lacunas nutricionais que ele sabia que o feno sozinho não poderia compensar. Para ver mais conteúdo como esse clique aqui.

Um caminho que ele trilha com maestria!

Fonte: Platinumperformance, NRHA e selectbreeders
Fotos: Bob Loomis Reining Horses

Deixe um comentário