Quatro cidades, sendo três gaúchas e uma carioca, recebem provas da raça de 1 a 4 de novembro
A agenda crioulista não para. Ainda mais porque neste fim de semana, de 1 a 4 de novembro, quatro cidades organizaram suas pistas para receber eventos da raça – três gaúchas e uma carioca.
Em primeiro lugar, o grande palco do cavalo crioulo, Esteio/RS recebe Laço Criador, Crioulaço e Doma de Ouro. Já Guaíba/RS, prepara exposição Morfológica.
Enquanto Lavras do Sul/RS se mantém quase semanalmente presente no calendário, Sapucaia/RJ, recebe muitas provas após um hiato de quase um ano sem receber eventos.
Evento Lavras do Sul
O Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Lavras do Sul tem buscado fomentar a raça crioula através de eventos bem organizados, de acordo com o presidente Mauro Ferreira.
Segundo ele, a parceria com o Sindicato da cidade possibilita uma infraestrutura que facilita a realização e a qualidade dos eventos.
“Não somos um núcleo numeroso, mas primamos por receber bem o público, acho que já temos esta tradição. Lavras e todo o estado sabe que quem vem até aqui fica bem acomodado; costumamos ter pista boa, gado bom, então isso é muito importante”, diz sobre a realização de provas na cidade.
Neste fim de semana, Lavras está pronta para receber provas de Paleteada, Laço Criador e Crioulaço, além de remate com 45 mil em prêmios.
Por se tratar de um município de pequeno porte, Mauro acredita que os eventos da raça crioula movimentam de forma efetiva a economia da região. Comércio, rede hoteleira e serviços em geral dão um salto nos finais de semana em que o parque da cidade recebe provas.
“É uma responsabilidade social que o Núcleo também procura desenvolver”, conta, ressaltando que o público que marca presença nas etapas é bem participativo, já que a cidade tem perfil de agropecuária.
Dentro de duas semanas, o local também receberá um dos primeiros eventos feitos exclusivamente para ginetes do sexo feminino, o Mulheres de Ouro.
Evento no Rio de Janeiro
“O Rio de Janeiro continua lindo”, bendizia Gilberto Gil. O estado cartão postal do País está com tudo organizado para receber provas após hiato de quase um ano.
A cidade de Sapucaia preparou uma grande estrutura para receber Credenciadora Mista, Freio Jovem, Ranch Sorting, Concentração de Machos, Campereada – Team Penning e Inclusão de Ouro – este último tendo sua primeira etapa fora do estado do Rio Grande do Sul, desde quando sua criação.
Leia mais notícias sobre o cavalo Crioulo
Dessa forma, o presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Vilson Chalart de Souza, André Machado, se diz bastante otimista com o evento.
Segundo ele, estão esperados cerca de 12 competidores para a Inclusão do estado do Rio de Janeiro e cerca de 100 pessoas, entre familiares, acompanhantes, professores e incentivadores também estão confirmadas.
Também está programado um desfile de abertura com banda composta por Pessoas Com Deficiência (PCD). “Foi ideia de Flavia Araripe trazer a modalidade para dentro do evento do Núcleo Vilson Souza. Temos certeza que veio pra somar e agregar ainda mais pessoas e admiradores da Raça Crioula”, espera André.
Confira a programação completa dos eventos:
LAVRAS DO SUL/RS
01 de novembro (sexta-feira)
14h30 – Resenha Coletiva da Raça Crioula (à campo)
17h – Concentração de Machos da Raça Crioula Local: Pista de Provas Equinas
02 de novembro (sábado)
09h – Paleteada Força A Local: Pista de Provas Equinas
11h – Prova de Potros da Cabanha São Crispim Local: Pista de Provas Equinas
15h30 – Remate de Ventres Bovinos Local: Pavilhão de Remates
15h30 – Final da Paleteada Força A; depois Paleteada Força B Local: Pista de Provas de Equinos
03 de novembro (domingo)
07h30 – Inscrições para o Crioulaço e Laço Criador
08h30 – Início da Prova Laço Criador e depois segue com a prova Doma e Laço Local: Pista de Provas Equinas
13h30 – Remate Doma e Laço Cabanha Macanudo Local: Pavilhão de Remates
15h – Remate de Touros Local: Pavilhão de Remates
15h – Início do Crioulaço
SAPUCAIA/RJ
1 de novembro (sexta-feira)
10h – Admissão
13h30 – Concentração de Machos
15h – Morfologia da Credenciadora
17h – Andaduras, Figura, VSP/ESB
20h – Jantar (Paella da Flávia)
21h – Show musical
2 de novembro (sábado)
9h – Mangueira e Campo I
12h – Almoço
13h30 – Inclusão de Ouro
14h30 – Ranch Sorting
9h – Team Penning
20h – Churrasco de confraternização
21h – Show musical
2 de novembro (domingo)
9h – Mangueira II
10h – Bayard/Sarmento
11h – Campo II
12h – Entrega de prêmios
ESTEIO/RS
1 de novembro (sexta-feira)
8h – Laço Vaqueano, Laço Veterano, Laço Capataz, Laço Senhor, Laço Patrão, Vaca Mecânica na pista 2
14h – Crioulaço, Taça Inter-Raças “BANDOCA” (1º bateria)
obs: se houver tempo será feito uma Raspada de Trios
2 de novembro (sábado)
8h – Laço Pai e Filho, Laço Pai e Filha, Laço Guri, Laço Prendinha, Laço Piá, 3º Rainha da Festa do Cavalo, Laço Equipe, Laço Duplas Festa do Cavalo, Taça Inter-Raças “BANDOCA” (2º bateria)
20h – Abertura Oficial da 3º Festa do Cavalo
Logo após Gineteadas com Tropilha Contratada
3 de novembro (domingo)
7h30min – Laço Final da Taça “BANDOCA”, Vaca Parada no palco central, Laço Patrocinador, Final 3º Rainha da Festa do Cavalo, Final Equipe, Final Laço Duplas Festa do Cavalo (força D/C/B/A)
Final das Gineteadas
GUAÍBA/RS
1 de novembro (sexta)
13h30 – Concentração de Machos
2 de novembro (sábado)
8h: Admissão Morfológica
09h30 – Início da Exposição
13h30 – Continuação Exposição Morfológica
Fonte: ABCCC