Lançado o 1º Campeonato de 3 Tambores Paraesportivo

A iniciativa é da NBHA Brazil com ação de inclusão social, promovendo um torneio com quatro etapas e regulamento próprios
Foto: NBHA TV/André Bueno

A etapa de estreia do I Campeonato de Três Tambores Paraesportivo da NBHA Brazil aconteceu na Hípica Manege Alphaville, em Santana de Parnaíba/SP, no dia 3 de setembro. A prova contou também com as categorias regulares e deu a largada para esse torneio para lá de especial.

Os benefícios da equitação terapêutica são conhecidos desde 460 a.C. e sua prática adotada nos países europeus ao longo da história. A partir da década de 1970, esta forma de reabilitação física e social de pessoas com alguma deficiência ganhou também o status de competição por iniciativa de países como Escandinávia e Grã Bretanha, com o Adestramento Paraequestre.

No Brasil, a equitação terapêutica foi adotada também na década de 1970 e entre os pioneiros estavam a fisioterapeuta Gabriele B. Walter e o Centro Equestre do Torto, na Granja do Torto, em Brasília/DF, onde nasceu a ANDE-Brasil – Associação Nacional de Equoterapia. O conceito esportivo, no entanto, só se concretizou a partir de 2000, tendo a própria Gabriele como pioneira na ministração de cursos e busca do apoio.

A Confederação Brasileira de Hipismo passou a regulamentar o esporte a partir de 2002. Hoje em dia, além das Paralimpiadas, também conhecemos a categoria Paraquestres na Rédeas pela NRHA, nos Estados Unidos, por exemplo. A ABQM vem trilhando esse caminho, apoiando centros de equoterapia e levando-os para dentro dos eventos oficiais. Agora foi a vez da NBHA Brazil levantar a bandeira.

Foto: NBHA TV/André Bueno

Os organizadores estimam um balanço super positivo desse primeiro evento em São Paulo. Abelardo Peixoto, atual presidente da NBHA Brazil, está radiante com a resposta do público e também de quem lá para competir. “Foi uma prova que superou minhas expectativas, ao ver o nível competitivo, a vontade e interesse dos competidores do Paraesportivo. Essa primeira etapa foi um show e que venha a próxima.”

O 1º Torneio Paraesportivo da NBHA Brazil é uma ação de inclusão social, possuindo regulamento próprio e realizado em locais apropriados para receber os praticantes. É o primeiro campeonato de Três Tambores Paraesportivo da América Latina. As demais etapas já têm data marcada: 2ª etapa em 26/11; 3ª em 25/02/18 e a 4ª em 29/04/18. Outras informações: www.nbhabrazil.com.br.

Campeões

Paraesportiva A – Luan da Silva Marques – Raio – 60s666

Paraesportiva B – Murilo dos Santos Carleto – Raio – 30s713

Paraesportiva C – Erik Yuiti Ohara – Samurai – 24s302

Deixe um comentário