Com apenas 8 anos, competidora já soma importantes conquistas e demonstra ser uma aluna dedicada a Rédeas
Natural de União da Vitória/PR, a pequena cavaleira Isabela Prestes Tizão já dedicou metade de sua vida ao cavalo. Com apenas 8 anos de idade, ela é o futuro espelhado no presente.
Uma promessa que se tornou realidade com conquistas importantes, como o primeiro lugar na categoria Iniciante Amador, no Rédeas de Ouro 2018 em Campina Grande do Sul/PR, montando Alegrete do Sapezal.
Com o amor pelo cavalo a cada percurso na pista, atingiu 205,50 – empatando na liderança com Higor Bernardo Machado, que montou Vichadero da Quinta.
Isabela aluna dedicada
As explicações para tanto potencial moram no amor de Isabela pelo cavalo, cuja dedicação é testemunhada há quase quatro anos pelo treinador Raphael Hirsch Bohrer.
“A relação dela com os animais é fantástica. Ela adora passar os dias aqui e às vezes vem apenas para cuidar dos cavalos dela. Até a cocheira quer limpar”, relata.
Formado em educação física, Raphael conheceu a rédeas há quatro anos e decidiu ser treinador. Desde então, a Isabela é sua aluna na escola de equitação.
A sua experiência como professor de atletas, inclusive de times de basquete, são diferenciais no dia a dia. “A Isabela desde o início mostrou um talento incrível para qualquer esporte. Ela treina com concentração e dedicação impressionantes e não tem medo algum das competições. Com essas qualidades fica fácil treinar uma atleta”, elogia.
Os treinamentos iniciais foram mais lúdicos, cuja metodologia privilegiou ensinamentos em relação ao equilíbrio no volteio antes de ir a uma modalidade específica.
“De um ano e meio pra cá, ela resolveu começar a competir. Então a gente tem um projeto com ela: treina três vezes por semana. Hoje em dia a aula é mais séria, técnica, como de qualquer adulto que compete na rédeas, mas sem pressão alguma”, salienta Raphael.
O futuro é agora
Objetivos foram definidos com cuidado para não fragmentar o amor primordial pelo cavalo e pela diversão. Após o terceiro lugar no Campeonato Nacional Jovem 10 da Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR) neste ano, o treinador garante que vencer essa categoria em 2020 é uma das principais metas.
A outra é repetir o feito alcançado no Rédeas de Ouro em 2018: o primeiro lugar na categoria Iniciante Amador. Ambos os resultados foram alcançados com Alegrete do Sapezal.
Leia mais notícias sobre o cavalo Crioulo
No Rédeas de Ouro 2019, portanto, Isabela vai participar de três categorias (Amador nível 1, Iniciante e Jovem 10), com os cavalos Alegrete do Sapezal e Sol de Maio do Trinta e Oito.
“Estamos muito confiantes”, afirmou o treinador Raphael, afinal “os treinos estão indo muito bem, os cavalos estão bem, e vamos brigar pelo bicampeonato da categoria iniciante”, finaliza.
Fonte: ABCCC
Crédito da foto: Felipe Ulbrich