A vermifugação é um manejo essencial para todos os animais. Sobretudo, as doenças parasitárias são de grande gravidade, pois afetam diretamente a saúde e o desempenho dos equinos.
Os sinais clínicos que os cavalos parasitados irão apresentar podem ser: diminuição do apetite, pelo arrepiado e seco, comprometimento na absorção de nutrientes com consequente perda de peso, lesões de pele, prurido anal, cólicas recorrentes, diarreias com sangue ou sem, desidratação e dependendo da gravidade pode levar o animal a óbito.
Dessa forma, a vermifugação de potros deve ser iniciada aos 60 dias e repetida a cada dois ou três meses. Para animais adultos, todavia, recomenda-se a repetição das doses entre três e quatro meses, ou a critério do médico veterinário.
Antes de mais nada, recomenda-se a rotação de princípios ativos, para evitar o surgimento de resistência por parte dos parasitas.
A realização de um exame parasitológico de fezes indicará se o princípio ativo utilizado está sendo eficiente e qual o nível de infestação que indicará a necessidade de alterar esse calendário profilático.
A vermifugação deve ser realizada por um médico-veterinário, profissional capacitado para selecionar a base adequada do vermífugo e ministrá-lo de forma segura.
Veja mais artigos de Saúde Animal no portal Cavalus
Fonte: Ouro Fino Saúde Amimal
Foto: Horse&Hound