Geral

12 dicas para ajudar os cavalos a lidarem com fogos de artifício

Publicado

⠀em

Saiba como proteger os seus animais do maior terror para eles durante a virada

Inegavelmente, a virada do ano pode ser bem estressante para muitos criadores e seus cavalos, não é mesmo. Afinal, a festa de Réveillon vem sempre acompanhada de um show de fogos de artificio.

Nesse sentido, mesmo os cavalos mais calmos podem se assustar com o barulho alto e as luzes no céu. Contudo, existem medidas que os proprietários podem tomar para minimizar o impacto em seus cavalos.

Siga os conselhos da British Horse Society – desde tocar música até ter o seguro certo – para que as comemorações sejam o mais livre de estresse possível para você e seu cavalo.

Lidar com cavalos e fogos de artifício

1. Antes de mais nada, busque informações de onde dos locais e dos horários da queima de fogos na região do seu haras/propriedade.

2. Em seguida, sempre que possível, informe aos vizinhos e aos organizadores locais da queima de fogos que existem cavalos por perto. Assim, eles poderão garantir que os fogos de artifício sejam acionados na direção oposta e afastados deles.

3. Decida se você vai deixar o seu cavalo solto no piquete ou preso em baia. Contudo, é sensato manter o seu cavalo em seu ambiente familiar, ou seja, em sua rotina normal, com quaisquer companheiros para que ele se sinta seguro. Se normalmente ele fica preso em baia, mantenha-o assim. Porém, se normalmente ele fica solto no piquete, mantenha-o lá enquanto for seguro, protegido e não próximo à área de exibição de fogos de artifício.

4. Se decidir mante-lo em baia, verifique cuidadosamente se há algo que possa causar ferimentos em potencial, como pregos e cordões salientes.

5. Se o seu cavalo permanecer solto no piquete, verifique se a cerca não está quebrada e se não há objetos estranhos por perto.

6. Depois, certifique-se de que você, ou alguém experiente, fique com seu cavalo quando iniciarem a queima de fogos.

Calma… que ainda tem mais dicas

7. Se for absolutamente necessário que você deixe seu cavalo sob os cuidados de outra pessoa durante esse período, certifique-se de deixar instruções claras e detalhes de contato para você e seu veterinário, caso surjam problemas.

8. Se você sabe que seu animal ficará estressado, converse com seu veterinário sobre sedação ou talvez pense em mudar seu cavalo durante a noite.

9. Tocar música em um rádio posicionado fora do estábulo pode mascarar ruídos repentinos. Dessa forma, irá distrair a atenção e ser reconfortante.

Leia mais notícias no portal Cavalus

10. Tente manter-se calmo e mantenha-se positivo, pois os cavalos sentirão desconforto em uma pessoa e isso, sem dúvidas, poderá piorar as coisas se o cavalo for assustado.

11. Pode parecer bom senso, mas esteja ciente de sua própria segurança; um cavalo assustado pode ser perigoso.

12. Por fim, verifique se você possui um seguro de responsabilidade civil adequado. Se o seu cavalo estiver assustado e escapar, causando um acidente, você poderá ser responsabilizado a arcar com os custos de reparo.

Fonte: Horse & Hound

WordPress Ads
WordPress Ads