Muita gente nem imagina o quão importante é o trabalho de exterior para um cavalo de qualquer idade, modalidade ou raça.
O trabalho de exterior consiste em passear seu cavalo por locais fora do ambiente de trabalho dele, visando dar experiências e vivências que podem ser muito úteis no dia a dia das pistas, provas e passeios. Mesmo para os cavalos de passeio, o trabalho de exterior tem sua finalidade. Pode ser estranho, mas os cavalos de passeio quando saem para ‘trabalhar’ no exterior, podem melhorar muito.
As diversas situações que ocorrem no ‘mundo desconhecido’ das ruas e estradas dão aos cavalos firmeza, confiança e calma para tudo. Vejamos as situações:
- cachorros
- lixeiras
- carros
- galhos de árvores
- pisos estranhos
- poças d`água
- outros cavalos
- bois, etc.
Vejamos, agora, como devemos pensar, agir e trabalhar o exterior:
- lembre-se que é um trabalho, apesar de ter a cara de um passeio
- lembre-se que a ideia é ensinar a ter confiança
- quando encontrar com o estranho, que gera medo, tenha calma e paciência, que seu cavalo vai se acalmar. Todo cavalo precisa da curiosidade e da habituação para superar o medo. Alguns segundos curioso e seu cavalo vai se habituar ao problema
- nunca coloque seu cavalo em risco, ou piore uma situação negativa
- nunca use da violência. Seja firme sem ser violento
- procure não sair sozinho. Saia com outra pessoa com cavalos experientes
- escolha locais e estradas calmas. A própria situação diferente já vai dar experiência ao seu cavalo
Por fim, pense sempre no aprendizado. Pense na evolução do cavalo e lembre-se que isto leva tempo. Cada cavalo tem seu tempo, cada cavalo tem sua evolução e suas características. Aproveite o trabalho de exterior!