Entre os fatores mais importantes, a premiação ganha durante o rodeio conte para o ranking mundial
Duas grandes ‘entidades’ do rodeio mundial, o Calgary Stampede e a Professional Rodeo Cowboys Association anunciaram uma nova parceria. Dessa forma, juntos eles visam o crescimento contínuo do esporte na América do Norte.
“A formação desta parceria com a PRCA permite maior colaboração e a chance do Calgary Stampede se envolver mais ativamente em desenvolvimentos futuros no rodeio”, é o que diz Paul Rosenberg, diretor de operações.
De acordo com ele, há a garantia de que o Stampede “continuará a atrair os melhores concorrentes do mundo e as ações para Calgary por dez dias em julho”. Sobretudo, o que mexe com o mercado é que a 50% da premiação contará para o ranking mundial da PRCA.
Algo que pode ser fundamental aos atletas que buscam uma chance de se classificar para a National Finals Rodeo, a final mundial da PRCA. Além disso, garante aos melhores competidores do mundo competirem no formato único do Stampede.
“Estamos incrivelmente entusiasmados com esta parceria. Isso significa muito para os nossos membros”, afirma George Taylor, CEO da PRCA. “O Stampede é um dos rodeios de excelência na América do Norte. Sem dúvida, um ponto importante na trajetória do nosso campeonato”.
Os competidores continuarão sendo convidados através de um processo de qualificação estipulado pela comissão. Antes de tudo, permite que todos os atletas melhores ranqueados tenham direito a vagas. Contudo, todos os atletas convidados devem ser membros da PRCA.
Como parte desse novo acordo, o Calgary Stampede também será transmitido ao vivo diariamente para mais de 42 milhões de residências nos Estados Unidos através do Cowboy Channel. O rodeio está marcado para 3 a 12 de julho.
Team Roping
Contudo, para que o Stampede contasse de fato para o ranking mundial da PRCA a modalidade Team Roping entrou na jogada. 2020 será, portanto, a primeira edição – desde que Calgary realizou o primeiro rodeio em 1912 – em que o Laço em Dupla fará parte da programação.
De acordo com o regulamento, serão convidadas as 25 melhores duplas do ranking da PRCA a partir de 11 de maio. Segundo Matt Sherwood, diretor de Team Roping da PRCA, os cinco melhores do ranking canadense de 2019 também serão convidados.
Em contrapartida, o Team Roping não integrará o calendário normal do Calgary Stampede. As duplas se apresentarão no dia 7 de julho, logo após as outras modalidadesm na Nutrien Western Events Centre. Serão dois rounds completos e um short-go para serem definidos os campeões.
“Vai ser ótimo para nós”, diz Sherwood, bicampeão mundial e atual campeão canadense. “À medida que mais canadenses se saem bem nos Estados Unidos, o esporte cresce. Queremos mais reconhecimento ao Team Roping do Canadá”. A saber, os resultados não servirão para os ranking da ProRodeo Canadá e CPRA.
Sobretudo, a inclusão do Laço em Dupla no Calgary Stampede era um sonho antigo acalentado pelos laçadores.
Fonte: Everything Cowboy
Crédito da foto: Divulgação/Everything Cowboy
Veja mais notícias da editoria Internacional no portal Cavalus