O campeonato ANTT já começou com mudanças importantes no regulamento!

A comemoração dos 15 anos de existência da Associação já teve início com novidades e promete ainda mais coisas boas ao longo da temporada

 Logo de cara, duas etapas simultâneas! Assim foi o começo da 15ª temporada da Associação Nacional de Três Tambores para o ano hípico 2017/2018. Tem que ser especial! Além de duas cidades no mesmo final de semana, atingindo duas regiões diferentes e agregando muito para o campeonato, foi a primeira vez da Associação no Rodeio de Jaguariúna, um dos mais cobiçados do país. Estreia com pé direito, sem dúvida.

Algumas ações estão sendo formatadas pela diretoria para a comemoração dos 15 anos. A ANTT é a entidade mais longeva do rodeio e merece todos os aplausos. Ao longo dos anos, sendo gerida pelas próprias competidoras, lutou pelo direito de melhorias nas condições da prova de Três Tambores dentro do rodeio e ainda buscou parceiros para poder oferecer uma premiação atrativa. O esporte é visto de forma mais organizada, com credibilidade e profissionalismo devido a participação da ANTT na última década.

 O 15° campeonato Nacional deve contar com uma média de 12 etapas em diferentes estados. E entre as novidades, de acordo com a diretoria, as mudanças no regulamento têm como objetivo deixar o campeonato ainda mais competitivo, abrindo a possibilidade de um número maior de competidoras disputar o título nacional e, consequentemente, aumentar o quadro associativo. E quem realmente ganha com tudo são as competidoras, claro, e os fãs do esporte, que certamente verão a temporada mais disputada da história da ANTT.

E o que muda então? Para se classificar para a grande final, a competidora precisa ter participado de no mínimo seis etapas da ‘temporada regular’, considerando etapas normais e etapas bônus (que são parceria com provas da modalidade). Esta mudança valoriza as competidoras que acompanham o campeonato durante todo o ano, fazendo com que a regularidade – pontuar sempre – tenha peso maior do que alguns bons resultados esporádicos.

Fotos: Daniela Venturini

Em contra partida a esta mudança, foi estabelecido também o ‘descarte’, que tem como objetivo equilibrar a disputa entre a parte de cima do ranking e as competidoras que buscam uma vaga na grande final. Ao término das etapas, cada competidora terá que descartar o resultado de quatro etapas, ou seja, seus piores resultados ou etapas na qual não competiu. Neste caso, segundo a assessoria de imprensa, as etapas bônus por terem pontuação reduzida, valem como meia etapa, ou seja, a cada duas, será considerado um descarte.

“Essas são as duas mudanças mais importantes para este ciclo, mas é imperativo que toda a competidora que for correr em uma de nossas etapas, leia todo o regulamento, que está em nosso site, para entrar na pista sem correr risco de desclassificação por não conhecer as regras, por exemplo. Queremos fazer uma temporada melhor do que todas as outras e comemorar nossos 15 anos com muita alegria”, comenta Silvana Bertato, presidente da ANTT.

Como nos últimos anos, a ANTT mantém a parceria com a ABQM, pontuando os animais da raça durante a primeira classificatória de cada etapa, porém a diretoria esclarece que é permitida a inscrição e a participação de todas as raças ou sem raça definida. As inscrições podem ser feitas através do SGP Sistema e se forem realizadas de forma antecipada até um dia antes da etapa, a competidora ganha desconto. Essa é uma novidade também para a temporada, que foi bem aceita, já que com uma avalição do sistema de inscrições, foi possível detectar que muitas meninas fazem suas inscrições com antecedência.

A próxima etapa da ANTT acontece durante a 50ª Festa do Peão de Boiadeiro de Novo Horizonte/SP, entre os dias 26 e 28 de outubro, umas das mais tradicionais do calendário de rodeios brasileiro. As inscrições antecipadas já estão abertas. Todos os valores e demais informações encontram-se no www.antt.org.br.

Por Luciana Omena
Fonte: Agência PrimeComm

Deixe um comentário