Geral

300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida

Publicado

⠀em

A padroeira do Brasil é também a Santa protetora dos cowboys e do povo sertanejo

Segundo os relatos, a aparição da imagem ocorreu na segunda quinzena de outubro de 1717, quando Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos, conde de Assumar e governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, estava de passagem pela cidade de Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, durante uma viagem até Vila Rica. E é por esse motivo que comemoramos hoje, 12 de outubro de 2017, 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.

Nossa Senhora Aparecida é representada por uma pequena imagem de terracota da Virgem Maria, atualmente alojada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo. O dia 12 de outubro tornou-se feriado nacional no Brasil em 1980, quando o Papa João Paulo II consagrou a Basílica, que é o quarto santuário mariano mais visitado do mundo, capaz de abrigar até 45 mil fiéis. Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Principal em 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio XI.

Para o povo sertanejo, a devoção é graças aos milagres que Nossa Senhora opera nas plantações, criação de gado e até nas intempéries da lida. Por essa razão, sempre estão com a imagem da Santa por perto, para lhes dar mais proteção. Nos rodeios e campeonatos, como a maioria dos peões são devotos, há sempre homenagens e pedidos de proteção voltados à Santa, a padroeira dos peões e dos cowboys.

Pedro da Santa

É comum ver nos rodeios, dentro da arena, geralmente na abertura, uma imagem da Santa levada durante a oração para abençoar os competidores. Como sinal de respeito, os cowboys tiram o chapéu da cabeça e se ajoelham com as mãos erguidas para cima. Alguns possuem imagens de Nossa Senhora no carro, em casa e até no corpo, na forma de tatuagens.

Uma das figuras mais carismáticas do meio sertanejo é Pedro da Santa, que viaja pelos rodeios e maiores eventos carregando uma imagem de Nossa Senhora e também pulseiras e fitinhas que ele leva aos peões, devotos e fiéis pelo Brasil afora.

“Nossa Senhora, me dê a mão, cuida do meu coração, da minha vida, do meu destino, do meu caminho, cuida de mim.”

WordPress Ads
WordPress Ads