Três Tambores & Seis Balizas

Sucesso a edição de 60 anos da Expoema no Maranhão

Publicado

⠀em

Foram disputadas provas nas modalidades Corrida, Seis Balizas, Ranch Sorting e Três Tambores com a presença de competidores de todo o estado

Foram mais de R$ 70.000,00 em prêmios, com R$ 50.000,00 só para os Três Tambores.  A Exposição Agropecuária do Maranhão – Expoema aconteceu de 14 a 21 de outubro, no Parque Independência, em São Luís/MA. A maior vitrine do setor agropecuário do estado realizou sua 60ª edição e teve organização da Associação dos Criadores do Maranhão – Ascem.

A programação incluiu julgamento de gado nas raças Gir, Nelore e Tabapuã, cavalo Quarto de Milha e ovinos Santa Inês e Dorper, Concurso Leiteiro, Concurso de Marcha, apresentações de Cinco Tambores, Adestramento e Salto, leilões, provas de Ranch Sorting, Seis Balizas, GP ASCEM de Corrida e a II Copa ASCEM de Três Tambores. As provas equestres foram organizadas pela Associação Maranhense do Cavalo Quarto de Milha – AMQM  e a Equestre Eventos, com apoio em todo o evento do Governo do Estado do Maranhão.

Foto: divulgação/Josiel

Segundo os organizadores, foram registradas aproximadamente 600 inscrições em todas as modalidades, sendo os Três Tambores em maior número, 450 inscritos. Esse ano foram comemorados 60 anos da Expoema, mas desde 2012 não eram realizadas provas equestres. Os números, tanto de premiação como de inscritos, mostra que a retomada das provas na programação foi uma decisão acertada e que os esportes equestres estão em alta no Maranhão. As provas de Baliza e Tambor foram oficializadas pela ABQM e foram realizadas as duas primeiras etapas da COPA ASCEM.

A primeira etapa, de 16 a 19 de outubro. Pela Aberta Livre – GP ABQM, o campeão 1D foi Rogério Romualdo Coelho Ciriaco e Sensuelle HJS, de Luis Antonio Figueiredo de Almeida Silva, com 18s160. Selma Batista Gomes com Magnolia Jet foram campeãs da Categoria Iniciante com 19s190. Já na Feminina,  Ingrid Elouf Askar Algarves foi a campeã com Peppy Play Boon e o tempo de 18s380. A categoria Tira-Teima teve o maior número de inscritos com vitória na 1D de Cristiano Nunes Camargo e Slash Vitoria ZD – 17s853. Entre os dez melhores, Rogério Romualdo entrou com seus cavalos em 2°, 3°, 4°, 5°, 7° e 8° lugares.

Três Tambores. Foto: Josiel

Valendo pela segunda etapa, realizada nos dias 20 e 21 de outubro, o Tira-Teima também bombou! Italo Augusto Tenorio Britto foi o vencedor, com Eternal Lady Sobral e o tempo de 17s694. Rogério Romualdo esteve no seu encalço. Ficou no top 10 com quatro cavalos, 2°, 3°, 4°, 5° lugares. Pela Amador, a vitória foi de Diogo Kzam Pereira e Slash Vitoria ZD – 17s959. Nicolle Cristye Gomes Reis foi a campeã na Feminina, com Innocent JAY RPF e 18s034. Outra vitória para Rogério Romualdo, na Aberta, com MR Doc Shady na 1D e o tempo de 17s759, ficando também em segundo, com a Sensuelle HJS – 17s860.

“Foi um evento muito interessante e os Três Tambores mostrou mais uma vez que o mercado em nosso estado é grande e forte. Quero parabenizar a todos, desde organizadores até os competidores. Parabéns especial ao Rogerio Romualdo, o grande destaque das provas”, comentou Luis Almeida, do Haras 4 Irmãos, em Raposa/MA.

Outros resultados no SGP Sistema ou no site da ABQM.

Por Luciana Omena

WordPress Ads
WordPress Ads