Saúde & Bem-estar

Crioterapia auxiliando o tratamento de equinos

Publicado

⠀em

A crioterapia é a terapia com a utilização de gelo, o melhor anti-inflamatório natural que existe. Além de ser barato e de fácil acesso, é livre de doping.

Ice Cup

O tratamento com gelo é importante pois quando utilizado logo no início de uma lesão, esta não vai evoluir para um processo inflamatório mais grave. Podemos utilizá-lo para tratar uma lesão já instalada ou para prevenir lesões em cavalos atletas.

Por exemplo, estes cavalos quando desempenham sua atividade esportiva são submetidos ao esforço físico muitas vezes repetitivo entre treinos e competições, desta forma eles tendem a apresentar micro lesões em músculos, articulações, ligamentos e tendões, que se ocorrerem com freqüência acabarão por originar uma lesão propriamente dita com manifestação clínica.

Uma forma muito eficiente de prevenir que estes cavalos atletas apresentem essas microlesões é realizar o tratamento preventivo com gelo sempre após cada treino intenso ou competição. Após o animal ser banhado e secado, realizamos a aplicação de compressas ou bolsas de gelo nos membros, onde ocorrem a maior parte das lesões por esforço no cavalo atleta.

Potro com febre

A Crioterapia com bolsas de gelo em gel é muito eficaz para controle de febre em potros.

Quando o cavalo tem o acompanhamento de uma equipe de Fisioterapia Esportiva realizamos esta terapia como rotina, com a utilização de um equipamento chamado Game Ready que realiza a Crioterapia e drenagem linfática através de botas que transmitem vapor de gelo e pressão controlada para a drenagem, prevenção lesões e  edemas de extremidade de membros.

Game Ready

A Crioterapia deve ser realizada no mínimo por 30 minutos pois o tecido leva 10 minutos para chegar a temperatura mínima e os 20 minutos posteriores serão a terapia em si, desta forma você pode realizar um tratamento eficaz. Para casos de animais predispostos ou que ja tiveram lesões como tendinites, desmites, problemas de casco, inflamações em articulações como boleto, curvilhão e carpo (joelho), consulte seu veterinário para lhe orientar na melhor forma de se realizar a crioterapia.

Por Vanessa Benetti, Médica Veterinária | Horse Care

Fotos: Horse Care/arquivo pessoal

WordPress Ads
WordPress Ads