De competidora a matriz: Solos Little Haida reúne força e pedigree excepcional

Égua importada dos Estados Unidos e de propriedade da Horses Ranch, de Francisco Garcia, é a atual líder do ranking de reprodutora da ABCPaint

Atleta comprovada em pista, Solos Little Haida é uma égua importada de pelagem alazão tobiano detentora de um pedigree excepcional. Afinal, é filha de Solo Lee (campeão mundial de Apartação) e Little Miss Haida. 

Sobretudo, a mãe de Solos Little Haida é filha do Haidas Little Pep. Animal, este, que é campeão da American Quarter Horse Association (AQHA) e produtor de animais excepcionais.

Além disso, em sua linha alta ainda possui o pedigree de Peppy San Badger. Exemplar da raça Quarto de Milha considerado um dos melhores para a modalidade Apartação. Já na linha baixa tem ainda Doc Quixote, um dos pedigrees foundation da AQHA.

Diante de tanta qualidade genética, Solos Little Haida foi importada dos Estados Unidos. Assim, em solo brasileiro, comprovou em pista a qualidade de sua genealogia.

A princípio, ao pontuar em Rédeas. Depois, por se tornar ganhadora do 3º lugar de Laço de Bezerro Aberta Campeonato Nacional de Trabalho da Raça Paint Horse.

Haida Blue, filha de Solos Little Haida – Foto: Divulgação/Fabio Cabrera

Reprodutora em destaque

Acima de tudo, Solos Little Haida ainda é uma égua de valor agregado. Além de ter conquistado alguns títulos, ainda produziu filhos vencedores. O que a levou a se tornou, atualmente, a líder como reprodutora do ranking da ABCPaint.

Seus filhos vencedores são: CF Big Boss Soloslee, Grande Campeão IV Potro do Futuro ABC Paint. Apartação Jovem, Campeão ANCA; Haida Blue, Campeão Potro do Futuro Três tambores ABC Paint; Solos Little Pep RE, Campeão Três Tambores Cat Aberta Copa Oásis; Solos Little Lena RE, Campeã Nacional Team Penning Categoria Amador, Master e Aberta, e Campeã Nacional Ranch Sorting Aberta e Reservada no Amador.

Ademais, a última filha de Solos foi vendida no Leilão Performance Horse com recorde de preço da raça Paint. Ou seja, algo em torno de quase R$ 28 mil pela potra homozigoto. Trata-se da Peppys Money HR.

Peppys Money HR, filha de Solos Little Haida – Foto: Divulgação/Fábio Cabrera

Projeto Solos Little Haida

Atualmente, Solos Little Haida é de propriedade de Francisco Garcia, da Horses Ranch, de Botucatu/SP. A égua está com 23 anos e, mesmo assim, com prenhez positiva do Chasin The Money.

“Vai parir no final do ano, com uma saúde fantástica. É uma égua importada com um super pedigree de trabalho indiscutível e que produziu animais campeões. É, de fato, um animal que agrega valor”.

Ainda de acordo com Chico, algumas características tornam a Solos uma égua excepcional. “Ela é uma super matriz, uma égua enorme, muito profunda, muito forte, de excelente ossatura”.

Para o futuro, o proprietário planeja inserir, de vez, a Solos no programa de transferência de embriões. “Já tivemos consultas de vários criadores, mas estamos aguardando o parto dela para o fim do ano, e daí vamos entrar no programa de transferência de embriões. Ela já teve embriões coletados no passado e agora ela volta para o final da sua vida reprodutiva”, finaliza.

Por Natália de Oliveira
Crédito das fotos: Divulgação/Fábio Cabrera

Veja mais notícias sobre o cavalo Paint no portal Cavalus

Deixe um comentário