Chegou ao fim no último domingo (15) o Festival Nacional BH 2020. Sem dúvidas, o evento reuniu o que há de melhor do cavalo Brasileiro de Hipismo, no Clube Hípico Santo Amaro, em São Paulo.
Antes de mais nada vale lembrar que a 15ª edição do Festival Nacional BH teve a entrada livre para o público. Contudo, seguindo as normas e protocolo de prevenção da Covid-19 (uso obrigatório de máscara, distanciamento, etc.).
De acordo com a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo de Hipismo (ABCCH), 590 cavalos circularam pelas diversas séries do evento. Este que contou com uma programação variadada para mostrar toda a qualidade da raça.
Portanto, nesta primeira matéria pós evento, o portal Cavalus traz os resultados das seguintes competições: Exposição de Potros (as); Aprovação de Garanhões; Aprovação de Éguas Competition; e Competição Nacional de Salto em Liberdade.
Exposição de potros
A Exposição Nacional de Potros (machos) de 06 a 40 meses aconteceu na sexta-feira (13). Dessa forma, o Grande Campeão foi JCR Quabriolet (IA) (Quabri De Isle x Cardento), do expositor Haras BH.
Já o Reservado Campeão foi Roi Class Etoulon SM ( Etoulon VDL x Corland), do proprietário/ expositor Cristiane Nazar Salles Moura e criador Haras Salles Moura.
Aprovação de garanhões
De acordo com a ABCCH, 14 produtos foram apresentados para avaliação dos juízes na Aprovação de Garanhões e Salto em liberdade, do Festival Nacional BH 2020. Com o julgamento de Edgar Foroni, Marcelo Blessmann e Victor Chiari, três tiveram aprovação definitiva: Austerity Jmen (Acorado x Canavaro Jmen), com 8,26 pontos; HSF Hector, (Kannan x Cor de la Bryere) com 8,03 pontos; e Roi Class Etoulon SM (Etoulon VDL x Corland), com 8,0 pontos.
Além disso, tiveram suas aprovações em provisório os seguintes produtos: London TB (Tangelo Van de Zuuthoeve x Zirocco Blue VDL); Zermatt TW (Nabab de Reve x Baloubet du Rouet); Polones T (Germanico T x Argentinus), Acalanto Jmen (Acorado x Cassini I), Sir Cornet ( Cornet Obolensky x Cassini I), Kill Bill da Santa Helena ( Vigo D Arsouilles x Nimmerdor); e, por fim, Vip JCR Zimbabwe (Zirocco Blue VDL x Cardento).
Aptidão adestramento e salto
Nesta edição do evento, a ABCCH apresentou a separação de aptidão adestramento e salto na categoria Aprovação de Garanhão. Dessa forma, o julgamento ficou por conta de Petra Garbade e Neymar Roncatti.
Com a pontuação de 8,17 pontos teve aprovação definitiva Drosa Bordhot ( Bordeaux x Diego). Assim sendo, o animal é de criação do Haras do Drosa e propriedade de Roberto Ferreira Pedrosa.
Garanhão definitivo no salto montado
Já na Aprovação de Garanhão e Salto Montado, 11 produtos se apresentaram. Antes de mais nada vale frisar que participaram do julgamento Victor Chiari, Marcelo Blessmann e Edgar Foroni. Como resultado, Celtic Boy Jmen (Mylord Carthago x Canavaro Jmen), com uma pontuação de 8,32, conquistou aprovação definitiva. O animal é criação do Haras Agromen e propriedade de João Gilberto Freire e Agromen Agropecuária.
Ademais, sete produtos tiveram aprovação provisória: Categórico Jmen (Chileno Jmen x Cassini I) (7,59); Kaiser Jmen II (Kannan x Carbacan Jmen) (7,59); Vip Giorgio (Glasgow van het Merelsnest x Zavall VDL) (7,50); Mr Mourada M (Baloubet du Rouet x Cardento) (7,45); Good Win RJ (Zirocco Blue VDL x C-ingmar) (7,40); Victory BR ( Vigo D Arsouilles x Calvaro Z) (7,38); e Corado BR (Corrado I x Cento) (7,14).
Éguas competition
Ao todo, 11 fêmeas marcaram presença no Festival Nacional BH 2020 ba categoria éguas competition. Dessas, quatro receberam o título de aprovação definitiva: Arya Stark TPR (Elvis Ter Putte x Prince van de Wolfsakker), com 8,04 pontos; Call Me For (Contendro I x Diamant de Semilly), com 8,03 pontos; JCR Indy ( Indoctro x Landritter), com 8,00 pontos; e Blue Bell ZA (Baltic VDL x Quintender), também com uma pontuação de 8,00 pontos.
Salto em liberdade
Na sequência, no Festival Nacional BH aconteceu mais uma edição do Campeonato Nacional do Salto em Liberdade. Sendo assim, na categoria 3 anos venceu Corazone HCR, com 8 pontos.
Já entre os Cavalos Novos 02 anos a vitória foi de JCR Didier, com 9 pontos. Em segundo lugar, ficou JCR Areola, com 8,17 pontos.
Exposição de Fêmeas
A Exposição de Fêmeas desta edição do evento contou com 16 produtos e teve julgamento de Edgar Foroni, Neymar Roncatti e Marcelo Blessmann. Confira o nome das campeãs de cada categoria:
- 06 a 12 meses (aptidão adestramento): Santa Norsi ZA ( Sandreo x Singulord Joter) – Grande Campeã
- 06 a 12 meses (aptidão salto): Chloe LMZ ( Cornet Obolensky x Corrado I)
- 12 a 18 meses (aptidão salto): Essencia do Rincão ( Cassius du Ry x Singulord Joter) – Campeã Potra e Grande Campeã Fêmea
- 18 a 24 meses (aptidão salto): Monalisa TB ( Tangelo van de Zuuthoeve x Zirocco Blue VDL) – Campeã Potra Jr. e Reservada Grande Campeã Fêmea
- 30 a 40 meses (aptidão salto): T&T Lady Ahorn (HF Ahorn x Singulord Joter) – Reservada Campeã Potra Jr.
Exposição Nacional Progênie de Pai e Mãe
Depois, no Julgamento de Progênie de Pai e Mãe, venceu Estrela TB, com os produtos Monalisa TB e London TB. Já na progênie de pai venceu Cassius du Ry com os produtos Embaixador do Rincão, Essencia do Rincão e Espartana do Rincão. Em segundo lugar ficou Conto com Kiara RJ, Kaleese RJ e Karter RJ.
Melhor expositor, criador e apresentador do evento
Finalmente, o XV Festival Nacional do Cavalo BH premiou também os melhores criadores e expositores do evento. Em suma, os pontos somados na exposição englobaram: exposição nacional de potros do 1º ao 3º lugar; éguas competition, grande campeã e certificadas; aprovação de garanhões: grande campeão, definitivo e provisório, além de progênie de pai e mãe.
Na aptidão salto participaram 22 criadores e 27 expositores e a vitória na categoria Criador ficou com o Haras Agromen, com 28 pontos. Do mesmo modo, na categoria Expositor quem venceu foi Jmen Agrícola S/A, com 26 pontos. Na aptidão Adestramento com dois criadores e expositores venceu: Criador, Haras do Drosa, com 10 pontos e Expositor Roberto Ferreira Pedrosa, com10 pontos.
No quesito melhores apresentações da exposição, os juízes selecionaram a equipe da Coudelaria do Rincão como melhores apresentadores da Exposição 2020. A equipe dividirá o prêmio em espécie no valor de R$ 1.000 (mil) reais.
Por Natália de Oliveira
Fonte: ABCCH
Crédito da foto em destaque: Divulgação/ABCCH/Danilo Schreines
Veja mais notícias sobre o cavalo Brasileiro de Hipismo no portal Cavalus