A campeã de todo o circuito terá uma vaga garantida na final ANTT Silver Race e poderá competir com as melhores do Brasil
Gessyca MoraesUma prova que entrou para a história dos Três Tambores no Brasil. Após 15 anos de inúmeras conquistas, vencendo barreiras e se consagrando em um espaço importante dentro do rodeio, a Associação Nacional de Três Tambores lançou, em parceria com Luis Almeida, do Haras 4 Irmãos, o 1° Campeonato ANTT Norte-Nordeste de Três Tambores. A primeira etapa aconteceu entre os dias 16 a 18 de janeiro, na Arena da Lagoa, em São Luiz, no Maranhão. “O projeto de expansão da ANTT tem como objetivo fomentar ainda mais o esporte equestre”, contou Silvana Bertato, presidente.
O 1° Campeonato ANTT Norte-Nordeste de Três Tambores será realizado pela Equestre Eventos, que adquiriu os direitos da ANTT para essas duas regiões, e irá promover as etapas de forma independente – ainda sem datas das próximas, mas sob a chancela da entidade. “As meninas ficaram assustadas com o tamanho da pressão que é competir valendo pela ANTT. Muitas competidoras preferiram observar nesta primeira etapa e temos certeza que todas gostaram muito do que viram. Para as demais provas, teremos uma adesão muito maior. Estamos muito felizes com essa parceria”, informou Luis, que recebeu 11 inscritas e a premiação foi um rateio de 70% das do valor arrecadado com as inscrições.
A prova contou com duas passadas e uma final. Na final, as participantes decidiram zerar os tempos e fazer valer essa passada para efeito de classificação. A campeã da etapa foi Gessyca Moraes Rezende, com 15s705, montando Thinker Boy. Gessyca e Thinker venceram também a segunda passada – 15s821. Elenir dos Santos Forte, com Thats The Trouble G, foi a melhor da primeira passada – 15s935.
Elenir Forte“Eu quero essa vaga na final da ANTT e foi muito importante ganhar essa primeira etapa. Foi uma prova competitiva, difícil, e por isso tão especial”, disse a campeã.
O segundo lugar foi de Myrella Santos Lima, com ST Bee Bee Dee – 15s733, tendo Andressa Mendes Alves, com Shady Zorrerito RFA – 15s794 na terceira colocação. O final de semana também foi recheado de ação com a realização do Maranhão Horse Season, disputas nas categorias Aberta Jr e Sr, Cavalo Iniciante, Amador, GP ABQM, Aberta Castrado e Feminino.
Ainda sem data ainda para as próximas, estão previstas, pelo menos, sete etapas até julho. O campeonato terá ranking próprio e a campeã garantirá vaga na grande final nacional da ANTT 2018, se juntando às principais competidoras do Brasil. A representante do Norte/Nordeste iniciará a final nacional com pontuação igual a décima colocada da categoria Silver Race e estará apta a concorrer ao título desta categoria.
Por Luciana Omena
Fotos: cedidas