As expectativas para a aprovação do PLN4 aumentam com a confirmação do lançamento

É oficial. Será lançado na próxima terça, dia 18, o Plano Agrícola e Pecuária da safra 2019/2020. A afirmação foi passada pela assessoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O lançamento está previsto para acontecer às 10h30, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Com a confirmação do lançamento próximo, as expectativas aumentam para a aprovação do PLN4, que prevê a autorização de crédito suplementar de R$ 248,9 bilhões que o governo solicitou ao Congresso Nacional. O projeto foi aprovado por unanimidade no começo da noite desta terça, seguindo para sanção presidencial.

O anúncio do Plano Safra contará com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, e da ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Saiba mais sobre o Plano Safra

O anúncio do Plano Safra 2019/2020 que estava previsto para esta quarta, dia 12, foi adiado por causa de demora na aprovação do Projeto de Lei no Congresso Nacional (PNL4) que libera crédito suplementar usado pelo governo para, entre outras coisas, subsidiar as taxas de juros do programa.

A assessoria do Mapa confirmou que o lançamento acontece na próxima terça, dia 18, mesmo assim o caminho dos recursos até o banco, no interior do Brasil, é longo. Ivan Wedekin, consultor e ex-secretário de Política Agrícola, explica que; após o anúncio, o Conselho Monetário Nacional (CMN) se reúne e bate o martelo sobre a legislação do crédito rural.

Fica a cargo do Banco Central publicar as resoluções que as instituições financeiras terão que seguir enquanto o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) realiza ajustes nos linhas de investimento, como o Moderfrota e o Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA).

Desta forma, o Tesouro Nacional entra no jogo, equalizando as diferenças nas taxas de juros. Por fim, os bancos tomam os recursos e se organizam para operá-los em suas agências.

Fonte: Canal Rural
Foto: The Wall Street Journal

Escreva um comentário